Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Internas

Escola de Música está com inscrições abertas para cursos de extensão


Publicado em: InternasOportunidades - 7 de Fevereiro de 2018

A Escola de Música da UFMG está com inscrições abertas para os cursos de Percepção musical e apreciação, Encontro com a música na maturidade, Instrumentos e Canto e Introdução à escrita criativa. As inscrições poderão ser feitas pela internet no site da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), de acordo com o período de inscrição de cada curso.

Confira:

Percepção musical e apreciação
Inscrições até o dia 8 de março. O curso é estruturado em quatro módulos semestrais: os ímpares oferecidos no 1º semestre (I e III) e os pares oferecidos no 2º semestre de cada ano (II e IV). Para o módulo I o candidato fará apenas um teste de aptidão musical. Para os outros módulos o candidato fará testes de ditado, solfejo, leitura rítmica e teoria musical. A idade mínima para participar é de 15 anos e a carga horária total é de 45 horas por módulo semestral.

Encontro com a música na maturidade
Inscrições para entrevista até o dia 12 de março. O curso oferece princípios básicos para apreciação e conhecimento musicais. O desenvolvimento da percepção musical será propiciado através de atividades como o treinamento auditivo, a leitura e a escrita, o estudo da teoria elementar da música, a audição de obras musicais e a prática da música vocal em conjunto. Conteúdos variáveis da apreciação musical serão ministrados pelo professor do curso e por palestrantes convidados. O curso está estruturado em dois módulos semestrais, com entrada para os iniciantes no 1º semestre letivo de cada ano. Os novatos que queiram ingressar no Módulo II deverão passar por entrevista para avaliar o domínio do conteúdo do Módulo I.

Instrumentos e canto
Inscrições até o dia 7 de março. O objetivo é desenvolver a habilidade para a performance de cada instrumento ou canto. O curso é oferecido nas modalidades: bateria, canto erudito, canto popular, clarineta, contrabaixo popular, flauta transversal, guitarra, orquestra de cordas do cem-inc, percussão, piano erudito (aula individual e em grupo), piano popular, saxofone, viola de orquestra, violão erudito, violão popular, violino e violoncelo.

Introdução à escrita criativa
O período de matrículas ainda será definido. Estruturado em módulo único, com aulas semanais de três horas de duração, o curso é uma proposta extensionista com objetivo de desenvolver e aperfeiçoar a capacidade de escrita dos alunos participantes. Por meio do estudo de textos da literatura brasileira, os alunos serão estimulados a escrever suas próprias produções, alinhadas em três gêneros principais: conto, crônica e poesia. A idade mínima para participar é de 15 anos.

Mais informações: Fundep – 3409 4220, Centro de Extensão da Escola de Música (Cenex) –  3409 4715.

Redação: com Cedecom/UFMG e Setor de Comunicação Institucional da Escola de Música da UFMG

    Contador de visitas: 143 visualizações

    Veja também: