Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Erário Mineral é homenageado em exposição digital


Publicado em: AgendaExternas - 9 de abril de 2015

erarioO Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor) apresenta, este mês, a exposição “Almanaque do Médico de Província: o Erário Mineral de Luís Gomes Ferreira”. As imagens são exibidas nos monitores do Corredor da Memória, ao lado do Cememor, no térreo da Unidade.

O livro Erário Mineral, cujo título significa Tesouro Público Mineral, foi escrito em 1733 e editado dois anos depois. Foi amplamente utilizado na colônia entre os séculos XVIII e XIX. A obra de divulgação popular, que representa os primeiros passos da Medicina no Brasil, é dividida em doze tratados e sua linguagem acessível ao homem comum.

O Cememor tem, sob sua guarda, a primeira edição do Erário Mineral, obra rara datada de 1735, que pertencia ao professor Eduardo Borges da Costa, um dos fundadores da Faculdade de Medicina.

Em 1997, por iniciativa do professor João Amílcar Salgado, foi publicada uma edição fac-similar do Erário. Dada a importância da obra, em 2002, a Fundação João Pinheiro publicou edição primorosa, em dois volumes, coordenada pela professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, Júnia Ferreira Furtado. Esta edição contém estudos críticos, comentários, explicações históricas, ilustrações, glossário e mapas. O texto está transcrito numa linguagem moderna e contém notas de rodapé com comentários explicativos do vocabulário e do contexto histórico e geográfico.

Leia o texto de apresentação elaborado pela equipe do Cememor.

Almanaque do Médico de Província: o Erário Mineral de Luís Gomes Ferreira
Local: Corredor da Memória, Faculdade de Medicina da UFMG
Equipe responsável:
Luciano Amedeé Peret Filho – coordenador.
Ethel Mizrahy Cuperschmid – curadoria.
Maria do Carmo Salazar Martins – curadoria.
Ana Luísa Moreira Silva – pesquisa, edição e montagem.
Angélica Siqueira de Castro – pesquisa, edição e montagem.
Bruna Carvalho de Oliveira Nunes – pesquisa, edição e montagem.

    Contador de visitas: 1.113 visualizações

    Veja também: