Notícias Externas

Equipe multiprofissional é foco de evento sobre doença falciforme


Publicado em: ExternasNotícias - 3 de setembro de 2015

logo_assistentes-sociais

Após promover eventos voltados aos agentes comunitários de saúdeassistentes sociais para debater a atenção à pessoa com doença falciforme, o Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG) realiza, no dia 2 de outubro, em Belo Horizonte, o 1º Encontro Multiprofissional – Doença Falciforme: Linha de Cuidados na Atenção Primária. “Queremos favorecer a discussão entre a equipe multiprofissional sobre a importância da sua atuação na integralidade do cuidado, com base no empoderamento de saberes e competência profissional”, explica a enfermeira do Cehmob-MG e coordenadora do Encontro, Aline Batista.

O evento contará com a presença de profissionais convidados das áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. “Todos os participantes são facilitadores formados no curso de ensino a distância do Linha de Cuidados (projeto do Cehmob-MG) e possuem conhecimento prévio sobre a doença falciforme, o que é muito importante para fomentar as discussões”, observa Aline.

Segundo a enfermeira, o Encontro será a terceira etapa de todo um processo de preparação dos profissionais. Além do momento presencial, os convidados participarão de fóruns virtuais, antes e após o evento, com a moderação de tutores do projeto Linha de Cuidados. No fórum que encerrará as atividades, a equipe do Cehmob-MG apresentará o produto construído ao longo do processo e outros avanços possíveis.

Oficinas de construção coletiva

São esperados no Encontro Multiprofissional cerca de 80 profissionais de todo o estado. A programação contará com apresentação de vídeos, rodas de conversa, interação com usuários, momento lúdico e oficinas de construção coletiva.

Nas oficinas, os participantes irão discutir estudos de caso sobre a doença falciforme, relativos a diferentes faixas etárias, e o seu papel no contexto da equipe multidisciplinar. De acordo com Aline, a expectativa é produzir um material com as linhas de atuação de cada área do saber, integrando todos os profissionais da Atenção Primária no cuidado à pessoa com doença falciforme.

    Contador de visitas: 1.176 visualizações

    Veja também: