Notícias Internas

Enfermagem promove seminário sobre relações de poder e cotidiano da saúde


Publicado em: AgendaInternas - 24 de outubro de 2017

Estão abertas até amanhã, 25 de outubro, as inscrições para o seminário “Relações de Poder e o Cotidiano da Saúde”. As inscrições, gratuitas e limitadas, devem ser feitas no Centro de Extensão (Cenex) da Escola de Enfermagem da UFMG, na sala 122 da Unidade, no campus Saúde, pelo e-mail cenex@enf.ufmg.br ou pelo telefone 3409 9831. O evento é destinado a professores, alunos e profissionais de saúde.

O seminário será no dia 30 de outubro, das 8h às 18h, no auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da UFMG. O objetivo é promover o intercâmbio científico e avançar na difusão do conhecimento filosófico e das ciências sociais na enfermagem e na saúde. O seminário é coordenado pelas professoras do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem, Meiriele Tavares Araujo e Isabela Silva Câncio Velloso.

A programação inclui a conferência de abertura Relações de Poder e Foucault, com a professora aposentada da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (Fafich), Theresa Calvet; palestras sobre os temas Poder, Violência e Resistência nas Práticas de Saúde de Travestis e Transexuais: contradições, despatologização e saúde integral, ministrada pelo professor Marco Aurélio Máximo Prado, também da Fafich; Relações de poder saber e a produção da diferença: gênero e sexualidade em foco, com o professor da Eloisio Moulin de Souza, da Universidade Federal do Espírito Santo. Além disso, será realizada uma mesa-redonda que debaterá Relações e Dispositivos de Poder e o cotidiano das práticas de Saúde com os convidados: Alexandre de Pádua Carrieri (Face-UFMG), Eloisio Moulin de Souza (Ufes) e Marcelo da Silva Alves (Enfermagem-UFJF).

Redação: com Cedecom/UFMG e Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

    Contador de visitas: 159 visualizações

    Veja também: