Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Encontro do Ceabsf aposta no trabalho em equipe


Publicado em: Notícias - 8 de Março de 2010

Interatividade, comunicação e cooperação. Essa foi a tônica do IX Encontro de Tutores, Apoio Pedagógico e Coordenação do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (Ceabsf). O evento, que aconteceu entre 5 e 7 de março, em Confins, reuniu cerca de 60 pessoas entre tutores, presenciais e a distância, membros da coordenação e da equipe do Núcleo de Apoio Interdisciplinar Pedagógico do curso.

O panorama atual do Ceabsf, a situação dos alunos em processo de conclusão e o plano de trabalho foram alguns dos temas discutidos durante os dias de trabalho. Com mudanças em processamento, inauguração de novo polo, em Lagoa Santa, e alterações na equipe, o momento é de ajustes. “A beleza do curso é que estamos sempre nos reciclando, modificando e é isso que faz esse grupo permanecer coeso e compromissado com todo o processo”, ressaltou a professora Maria Teresa Amaral, membro da coordenação do Ceabsf.

Educação a distância e Saúde da Família

Percebendo a educação a distância como tendência da era do conhecimento e pronto para receber mais 400 alunos – a aula inaugural está marcada para 20 de março – o Ceabsf aposta no trabalho em equipe. “Somos hoje uma equipe de cerca de mais de 100 pessoas, entre tutores, conteudistas, coordenação e secretaria e queremos atingir a excelência no trabalho. O encontro é a melhor oportunidade para a troca de experiências, compartilhamento de informações e a integração do grupo” – avaliou o professor Edison Corrêa (Nescon), coordenador do Programa Ágora, responsável pela oferta do Ceabsf.

Uma novidade do encontro e que os tutores vão levar para os alunos nos polos é que a coordenação estuda a possibilidade de financiar a participação em eventos nacionais. “Desejamos fomentar entre nossos alunos e quem sabe, até na equipe, o desejo de desenvolver trabalhos ou pesquisas em Saúde da Família para serem apresentadas nos principais eventos nacionais da área com possibilidade de financiarmos a ida de até dois alunos por polo”, revelou Corrêa.

“Fico gratificado ao ver nosso crescimento enquanto grupo, apostando na coletividade e creio que estamos no rumo certo da educação permanente a distância, mas sempre com muita interatividade”, aposta o coordenador.

O encontro teve como objetivos a análise do trabalho desenvolvido, a avaliação dos processos e os nós críticos, além da integração do grupo, alinhamento de diretrizes e a coleta de sugestões de aperfeiçoamento para as ações a serem realizadas em 2010. Ao final foi feita avaliação e marcada a data do X Encontro para o mês de setembro.

Ceabsf hoje

Atualmente, dos alunos da primeira turma, que ofertou 400 vagas, iniciada em fevereiro de 2008, cerca de 70% estão habilitados a apresentar o TCC. Desses quase 100 já apresentaram, sendo a maioria do polo de Formiga. A expectativa é que até 30 de junho, a maioria conclua a especialização.”A reoferta de novas vagas para o segundo semestre de 2010 está condicionada à conclusão da turma iniciada em 2008, então nosso esforço vai nessa direção, além de dar condições para que alunos que iniciaram em 2009, caso desejam, concluam num tempo menor”, espera Edison Corrêa.

Redação: Assessoria de Comunicação do Nescon/Faculdade de Medicina da UFMG.

Fotos: Zirlene Lemos

    Contador de visitas: 453 visualizações

    Veja também: