Notícias Externas

Encontro discute projetos em Infectologia e Medicina Tropical


Publicado em: ExternasNotícias - 2 de dezembro de 2015

IMG_4105

Foto: Larissa Rodrigues

A Faculdade de Medicina da UFMG recebeu nessa terça-feira, 1º de dezembro, o Encontro de Pesquisa de Infectologia e Medicina Tropical (Encontro 2015 – Pesquisa IMT). O evento contou com a presença de professores e alunos do curso de Pós-Graduação, onde foram discutidos projetos e pesquisas em andamento. O evento mostrou, ainda, a vitalidade do programa da Pós-Graduação  em Infectologia e Medicina Tropical, os bons momentos que está vivendo, com perspectivas de novas parcerias e consolidação como um programa de excelência.

Para a pró-reitora de Pesquisa da UFMG, Adelina Reis, que também ministrou palestra no evento, o tema discutido é pertinente para que o curso alcance nota máxima na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por exemplo. “É muito importante esse tipo de encontro para os orientadores conversarem uns com os outros e, principalmente, para os estudantes saberem o que se faz no programa de forma geral”, comentou.

O professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Mauro Martins Teixeira, durante palestra, ressaltou a importância do encontro para um melhor entendimento sobre a microbiota e hospedeiro. “É uma forma das pessoas terem uma visão maior e mais aprofundada de como o sistema imune interage com as doenças do dia a dia, não só as doenças, mas a microbiota normal, ela influencia muito a resposta inflamatória”, explicou.

A enfermeira e doutoranda em Medicina Tropical e Infectologia pela Faculdade de Medicina, Pollyana Gontijo, aproveitou o encontro para compartilhar suas experiências. A doutoranda esteve na Université de Neuchâtel, da Suíça, atuando na área de bioética e pesquisa clínica. Segundo Pollyana, o objetivo do Programa Internacional de Capacitação de Membros de Comitês de Éticas e Pesquisadores era traduzir e adaptar esse programa para o Brasil. Ainda de acordo com ela, atualmente está sendo firmada uma parceria, através do Diretório de Relações Internacionais, entre a UFMG e a Université de Neuchâtel, para que os professores, pesquisadores e alunos da Faculdade também possam fazer esse intercâmbio. “Cresci muito profissionalmente, foi uma experiência muito bacana, realizei sonhos e fiz amigos”, comentou.

O encontro contou ainda com palestras do professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Sérgio Pena, além de pesquisadores da Universidade de Southampton, da Inglaterra.

    Contador de visitas: 750 visualizações

    Veja também: