IMG_2790O 26º Encontro do Departamento de Pediatria (PED) da Faculdade de Medicina da UFMG foi realizado nesta quarta-feira, 23 de novembro, no Centro de Treinamento da Sociedade Mineira de Pediatria. Com o tema “PED: Passado, Presente e Futuro”, o encontro reuniu professores do Departamento e convidados para avaliar o contexto atual da graduação, pós-graduação, residência médica e extensão.

A mesa de abertura foi composta pelo diretor da Faculdade de Medicina, Tarcizo Afonso Nunes; a chefe do Departamento, Maria do Carmo Barros de Melo; a sub-chefe do Departamento, Mônica Maria de Almeida Vasconcelos; a presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), Ana Maria Gontijo Figueiredo; e a professora do Departamento, Benigna Maria de Oliveira.

O diretor parabenizou ao Departamento pelo evento e destacou a importância da discussão para o momento atual da educação no país. “A pediatria vem crescendo e avançando dentro da instituição e colabora muito para a Faculdade ser o que ela é hoje. Essa é uma oportunidade de refletirmos sobre como estamos trabalhando e o que pode ser melhorado”, explicou.

A edição teve início com um levantamento feito por Mônica Vasconcelos a respeito dos principais temas tratados ao longo dos últimos 26 anos de encontro. “A motivação para o evento deste ano foram as constantes mudanças que vem ocorrendo no Departamento. Nos últimos anos, o corpo docente vem se modificando, estamos passando por uma transição”, destacou.

Segundo Maria do Carmo, o objetivo foi fazer um balanço do que está sendo realizado no Departamento e debater propostas de melhoria para as estratégias educacionais, além debater sobre a PEC 55. “Estamos passando por um período difícil e não podemos nos abster. Precisamos entender o que é a PEC e seus impactos para a Faculdade, por isso reservamos parte do nosso encontro para essa discussão”, concluiu.

Atribuição de vagas docentes

A primeira palestra “Matriz de Vagas Docentes” foi ministrada por Ana Maria Gontijo Figueiredo, que fez um contexto histórico e falou sobre os processos e critérios para a distribuição de vagas na UFMG. “Atualmente a distribuição é feita a partir da aplicação conjunta, sistemática e frequente de dois pontos. Primeiro é a distribuição de vagas a partir da avaliação de desempenhos dos departamentos de acordo com critérios preestabelecidos e o segundo são os projetos de planejamento estratégico”, afirmou.

As atividades do seminário continuaram na parte da tarde com a formação de grupos de trabalho para debater três temas: graduação, extensão, e pós-graduação e residência. Em seguida, cada grupo apresentou as conclusões do que foi discutido.

Fotos: Carol Morena

    Contador de visitas: 363 visualizações

    Veja também: