Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Empresas aceitam convite para congresso


Publicado em: Notícias - 16 de julho de 2008

Diretoria e membros da Comissão Organizadora do I Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG se reuniram hoje com representantes de vinte organizações privadas.

Na ocasião, a Faculdade expôs os principais objetivos e a estrutura do congresso, que será realizado entre 12 e 15 de novembro.

Às instituições que aceitaram o convite, dentre elas Arcelor Mittal, Sesc, Cemig, Fiemg, Minas Tênis Clube e Vale, foi proposto avaliar formas de contribuir com a realização do evento. Seja por meio de divulgação, promovendo atividades ou oferecendo apoio financeiro.

Eles foram informados de que em torno do eixo “desafios da promoção da saúde”, uma série de assuntos relacionados serão debatidos no congresso (veja programação preliminar). Na reunião, o assunto foi apresentado pelo professor João Gabriel Marques Fonseca, da comissão científica do Congresso.

Ele destacou especialmente a importância de se discutir esse conceito na vida cotidiana, assim como nas empresas e nas políticas públicas. Fonseca também expôs que “pensar em promoção da saúde implica em mudar o paradigma concentrado nas doenças”, e reforçou que pessoas, empresas e governos podem e devem fazer promoção da saúde.

A recepção das idéias foi positiva. O consenso dos convidados é de que um evento deste porte, promovido por uma das maiores faculdades de Medicina do Brasil, será importante para ampliar o debate sobre o tema com a sociedade, não apenas entre os profissionais de saúde.

Elaine Emar Ribeiro Cesar, diretora de Qualidade da Saúde da União Brasileira para Qualidade (UBQ), apoiadora do Congresso e parceira na organização do encontro com as empresas, parabenizou a comissão organizadora e considerou a iniciativa proativa e inovadora.

“A Faculdade de Medicina ousou quando abriu o público alvo do evento para gestores e administradores, focando também os recursos humanos, e não só para profissionais e estudantes da área de saúde”, elogia Elaine. A UBQ participa principalmente no curso pré-congresso, mas também vai colaborar na organização de oficinas e na divulgação do congresso.

Débora Reis, fisioterapeuta e representante do Minas Tênis Clube, também reconheceu o valor da iniciativa. Ela apresentou sugestão de inclusão do tema esportes na programação do congresso, a qual foi aceita pelo professor Lincoln Marcelo Silveira Freire, coordenador das comissões científica e executiva, que já havia apresentado detalhes da programação do evento.

Inscrições na página eletrônica da Fundep

Mais informações: (31) 3409 4220, na internet ou pelo email callcenter@fundep.ufmg.br.

Leia mais
Congresso Nacional de Saúde divulga programação – 07/06/08
Humanização no Congresso Nacional de Saúde – 12/06/08
Congresso de Saúde abre inscrições – 06/04/08
União para Qualidade apóia Congresso – 02/04/08

Redação e fotos: Luciana Carvalho – Estudante de Jornalismo

    Contador de visitas: 598 visualizações

    Veja também: