Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Educação para o diabetes ao alcance de todos


Publicado em: Notícias - 8 de novembro de 2010

Segundo a OMS, em 14 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Atenção ao Diabetes, uma doença metabólica que atinge o sistema endócrino, impedindo o organismo de produzir insulina em quantidades necessárias para o bom funcionamento do corpo.

Ela também pode ser associada à obesidade. Cerca de 85% das pessoas obesas são diabéticas.

No Brasil, a doença atinge cerca de 8% da população com idade entre 39 e 69 anos. Nos idosos, acima de 60 anos, o índice é ainda maior: 20% da população é diabética.

Conhecimentos

Apesar das campanhas educativas, aproximadamente metade dos diabéticos desconhece ter a doença.

Para uma melhor qualidade de vida é fundamental manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos. Fazer exames periodicamente também ajuda.

E a dica também vale para as gestantes. A doença pode causar complicações e ser prejudicial para o feto, podendo causar má formação. O controle da glicose e exames regulares são ainda mais recomendáveis às diabéticas que têm a intenção de engravidar.

Consumir alimentos mais saudáveis é um dos primeiros passos para o auto-cuidado. O diabético deve, sim, ter maior atenção com a alimentação e evitar excessos, assim como alimentos industrializados, do tipo fast food, que têm quantidade excessiva de sal e de gordura.

O programa Saúde com Ciência é produzido pela Faculdade de Medicina, com apoio da Escola de Enfermagem e do Hospital das Clínicas da UFMG. Produzido em torno de séries temáticas, o programa tem apoio do CNPq e Casu, e é veiculado pela rádio UFMG Educativa (104,5 FM), às 5h, 8h e 18h, em outras 20 rádios conveniadas, e na página do programa na internet.

Participe
Perguntas e sugestões: saude.com.ciencia@ufmg.br.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

“Diabetes”

Segunda-feira (08/11/2010)
Tipos de Diabetes

Duração:
4min43
Tamanho:
8,64MB
Entrevistado:
Leonardo Diniz – Endocrinologista e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG

Terça-feira (09/11/2010)
Diabetes e obesidade

Duração:
4min23
Tamanho:
8,04MB
Entrevistado: Leonardo Diniz – Endocrinologista e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.Quarta-feira (10/11/2010)

Mulher gestante
Duração:
4min38
Tamanho:
8,50MB
Entrevistado:
Anelise Impelizieri Nogueira – Endocrinologista e Chefe do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e Coordenadora do Departamento de doenças endócrinas do Ambulatório Borges da Costa Do Hospital das Clínicas da UFMG.

Quinta-feira (11/11/2010)
Cuidados com a alimentação
Duração:
4min20
Tamanho:
7,95MB
Entrevistado:
Leonardo Diniz – Endocrinologista e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.
Rosangelis Del Lama Soares – Nutricionista do Hospital das Clínicas da UFMG.

Sexta-feira (12/11/2010)
Educação em Diabetes
Duração:
4min26
Tamanho: 8,12MB
Entrevistad: Leonardo Diniz – Endocrinologista e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.

    Contador de visitas: 367 visualizações

    Veja também: