Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Internas

Domingo no Campus celebra Dia Mundial do Meio Ambiente


Publicado em: AgendaInternas - 31 de maio de 2017

O potencial aquífero do campus Pampulha, cortado por duas sub-bacias hidrográficas – Ribeirão Pampulha e Córrego Mergulhão –, será abordado em uma das atividades da nona edição do Domingo no Campus, no próximo dia 4 de junho, véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, das 8h às 13h, na Estação Ecológica. “Trata-se de ótima oportunidade para compreender a origem dessa água que passa por debaixo da nossa terra e para onde ela vai quando chove”, afirma o estudante Gabriel Teles, estudante de Geografia do Instituto de Geociências da UFMG.

Integrante do Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha – associação civil-comunitária que atua em Belo Horizonte e Contagem –, Teles vai abordar o assunto na exposição Águas da Pampulha, por meio de uma maquete que possibilitará visualizar o itinerário da água pelo campus. Sua exposição foi proposta no âmbito de edital lançado em janeiro pela Pró-reitoria de Extensão, a fim de acolher sugestões da comunidade universitária para compor a programação do evento.

Atividades educativas como a que será ministrada pelo estudante de Geografia se juntarão às já tradicionais atrações recreativas: brincadeiras comandadas pela equipe do projeto Tô de boa, tô no campus, caminhadas ecológicas, oficinas de educação, Bike Anjo BH (que ensina a andar de bicicleta), dança cigana e sessões no Cineclube Olaria.

Os participantes contarão com opções de alimentação, postos de limpeza e banheiros. Eles devem usar roupas confortáveis, de preferência calças, e levar repelente e garrafa de água. Como a Estação Ecológica é espaço de preservação e conservação e ambiente de extensão e pesquisa universitária, não será permitida a entrada de animais de estimação. Com 114 hectares, a Estação Ecológica é habitat de várias espécies de mamíferos, anfíbios, répteis e aves.

O Domingo no Campus é uma parceria entre as pró-reitorias de Extensão, Administração e Assuntos Estudantis, Diretoria de Ação Cultural, Coordenadoria de Assuntos Comunitários e o Centro de Comunicação da UFMG.

Mais informações na página do evento.

Redação: com Cedecom/UFMG

    Contador de visitas: 209 visualizações

    Veja também: