Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Dois novos cursos em agosto a pedido dos alunos


Publicado em: Notícias - 12 de julho de 2007

“Eletrocardiografia Básica” e “Emergências clínicas e trauma – adulto/pediátrico” são os nomes dos dois cursos teórico-práticos de extensão que a Faculdade de Medicina da UFMG vai oferecer, exclusivamente para alunos do 12° período, no próximo semestre.

A iniciativa é resultado das visitas do diretor Francisco Penna a cidades onde a faculdade oferece a disciplina Saúde Coletiva, nome oficial do Internato Rural, e atende à necessidade apontada pelos formandos.

“O Colegiado de Medicina irá criar uma comissão para avaliar o aumento do número de vagas da disciplina Registros Gráficos em Cardioangiologia, oferecida no 9° período como optativa, e a criação de nova disciplina com o conteúdo de urgência e emergência, adulto e pediátrico”, esclarece o professor André Cabral, coordenador do Cegrad.

Segundo a professora Rosália Torres (CLM), que ministra o curso de eletrocardiografia ao lado do professor José Agostinho Lopes (CLM), a optativa não basta para atender à demanda. “Ela nos permite atender apenas a 60 alunos por semestre”, afirma, destacando que seu curso, de 50 horas, oferecerá aula prática assistida e monitores voluntários que fizeram a disciplina no 9° período. Quanto à importância do exame de eletrocardiograma, simples e barato mas de análise complexa, ela ensina que “Na maioria das patologias cardíacas – infarto, cardiopatia chagásica, hipertensão – ele pode revelar muita coisa”.

Emergências e trauma

A outra novidade, o “Curso Teórico Prático em Emergências Clínicas e Trauma – Adulto/pediátrico”, com carga de 40 horas, vai envolver professores de três departamentos: Pediatria, Clínica Médica e Cirurgia. Segundo Maria do Carmo Melo (PED), uma das professoras do novo curso, serão utilizados manequins, recentemente adquiridos pelo Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes). “A maioria dos nossos formandos”, conta, “vai trabalhar como médico do Programa Saúde da Família (PSF) e deve estar preparada para situações de urgência e casos graves”, conclui. “Outra opção dos recém-formados tem sido os plantões de urgência”, salienta André Cabral.

Serviço
Curso de Eletrocardiografia Básica
Realização: 1° de agosto a 8 de novembro de 2007
Aulas: Às terças e quartas
Turmas:
De 19h às 20h30
De 17h30 às 19h (Se houver demanda)
Carga horária: 50 horas/aula
Local: Sala 150 (Antiga 3047) – Primeiro pavimento da Faculdade de Medicina
Quem pode se inscrever: Apenas alunos (UFMG) do 12° período

Curso Teórico-Prático em Emergências Clínicas e Trauma–Adulto/Pediátrico
Realização: 10 de agosto a 27 de outubro de 2007
Carga horária: 40 horas/aula
Turmas:
Sexta-feira – De 14h às 18h
Sábados – de 8h às 12h
Local: Sala ss146 (Antiga 1038) – Subsolo 1 da Faculdade de Medicina
Quem pode se inscrever: Apenas alunos (UFMG) do 12° período

Inscrições: Centro de Extensão da Faculdade de Medicina. Sala 121 (Antigo 3° andar)
Fones: 3248 9644 ou 3248 9645

Informações: cenexmed@medicina.ufmg.br

Leia também:
Alunos e professores avaliam Internato Rural (2 de julho de 2007)
Curso ensina atendimento inicial a crianças em estado grave (23 de maio de 2007)
Diretor visita cidades do internato (16 de março de 2007)

    Contador de visitas: 525 visualizações

    Veja também: