Notícias Externas

Documentário sobre homeopatia será exibido na quinta-feira


Publicado em: AgendaExternas - 27 de novembro de 2017

A Faculdade de Medicina da UFMG exibe, no dia 30 de novembro, às 19h30, no Salão Nobre da Unidade, o documentário “Just one drop”, da diretora Laurel Chiten, lançado em abril deste ano. A obra percorre a história da homeopatia desde o seu início no século XVIII até a atualidade. Com exibição gratuita, o documentário é aberto ao público e os interessados podem se inscrever online.

O documentário reúne entrevistas com médicos e cientistas renomados que relatam suas experiências com a homeopatia e contam suas histórias pessoais. Foram oito anos de filmagem em diversos países. O filme também aborda opiniões de grandes detratores e céticos da técnica terapêutica, para que assim todas as vozes fossem transmitidas.

O professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GOB) e coordenador do Núcleo de Estudos Avançados em Saúde e Espiritualidade da Faculdade de Medicina da UFMG (Nasce), Rubens Tavares, relata que o documentário ainda discute “fatos controversos”, como o Australian Report, documento publicado pelo Australian National Health and Medical Research Council (NHMRC) sobre a efetividade de tratamentos homeopáticos.

A iniciativa é uma ação do Nasce em parceria com o grupo de pesquisas em Terapias Complementares da Faculdade e com as instituições homeopáticas mineiras AMHMG, IMH, AMFH, AMEMG e PRHOAMA. Essa será a única exibição em Minas Gerais. A obra já foi exibida em países como Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Índia e Eslovênia.

Terapias complementares
O Ministério da Saúde aumentou, neste ano de 2017,  as opções de tratamentos complementares ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) considera 19 terapias como “ações de promoção e prevenção em saúde”. Entre elas a homeopatia, reiki, meditação, musicoterapia, acupuntura, arteterapia, naturopatia e yoga.

O professor Rubens Tavares ressalta que as terapias complementares são muito importantes como ações adicionais ao tratamento médico tradicional, que vem trabalhar a saúde emocional do paciente, combatendo estresse, depressão e ansiedade. “A homeopatia, assim como a meditação, acupuntura, o reiki e outras modalidades de terapia, vêm com a perspectiva de ajudar o tratamento, e não substituí-lo. Não queremos uma alternativa, mas sim um complemento que visa promover qualidade de vida aos pacientes”, afirma.

Para ele, é função da Faculdade interligar ensino, pesquisa e extensão e, dentro dessa proposta, é essencial estudar cientificamente os efeitos das terapias. “O Nasce nesse momento está realizando ensaios clínicos sobre homeopatia, acupuntura e reiki, além de estudos multicêntricos sobre religiosidade e meditação aprovados pelo comitê de ética e pesquisa”, relata.

Assista ao trailer do documentário Just One Drop.

Mais informações: cefdias@yahoo.com.br

    Contador de visitas: 2.534 visualizações

    Veja também: