Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Doação, um ato em prol da vida


Publicado em: Notícias - 12 de janeiro de 2010

O ato de doar é feito por livre e espontânea vontade das pessoas, em prol daqueles que necessitam de alguma forma de ajuda. Doar também pode proporcionar saúde ao próximo, seja por doação de sangue, órgãos ou tecidos.

Pensando nisso, o Saúde com Ciência, programa radiofônico diário da UFMG, resolveu abordar as formas de doação que podem salvar vidas. Adriana Mariano, que produziu a série “Doação”, conversou com diversos especialistas e colheu depoimentos nas ruas de Belo Horizonte para contribuir, por meio de informações, com a conscientização sobre a importância de doar saúde e vida.

O Saúde com Ciência é um programa temático-educativo, que vai ao ar na Rádio UFMG Educativa de segunda a sexta, às 5h, 8h, 18h, e também em uma rede de 16 rádios conveniadas (Onde Ouvir).

O objetivo do programa é formar hábitos saudáveis e promover a qualidade de vida da sociedade. É produzido pelas unidades do campus Saúde da UFMG, coordenado pela Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina e apoio da Casu e do CNPq.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
Segunda-feira – 11/01/2010
O ato de doar
Entrevistado: Dr. Walter Pereira, professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG.

Terça-feira – 12/01/2010
Doação de órgãos e tecidos
Entrevistados: Dr. Walter Pereira, professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG.
Eduardo Lobo, paciente que foi o 1º transplantado de fígado em Minas Gerais.

Quarta-feira – 13/01/2010
Doação de corpos
Entrevistados: Dr. Geraldo Brasileiro, professor do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFMG.

Quinta-feira – 14/01/2010
Doação de Sangue
Entrevistado: Drª. Regina Bastos Hemominas, gerente técnica do Hemocentro de Belo Horizonte.

Sexta-feira – 15/01/2010
Doação de Médula
Entrevistado: Dr. Wellington Moraes de Azevedo, professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.

    Contador de visitas: 529 visualizações

    Veja também: