Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Internas

Disciplina sobre direitos humanos e cinema exibe documentário nesta segunda


Publicado em: AgendaInternas - 16 de abril de 2018

‘Martírio’, de Vincent Carelli, narra os conflitos entre os Guarani Kaiowá e as forças de repressão aliadas ao agronegócio

O premiado documentário Martírio, do diretor Vincent Carelli, será exibido nesta segunda-feira, 16 de abril, às 18h30, como parte das atividades da disciplina “Cinema brasileiro contemporâneo e os direitos humanos”, ofertada pela Formação Transversal em Direitos Humanos. A sessão, aberta ao público no auditório da Reitoria, será comentada pelo professor André Brasil, do Departamento de Comunicação da Fafich.

Coordenada pelo professor Eduardo de Jesus, do mesmo departamento, a disciplina vale-se do cinema para intensificar a discussão sobre direitos humanos focada em temáticas prementes da sociedade. “Essa mostra comentada de filmes brasileiros contemporâneos dialoga diretamente com as tensões e reposicionamentos do exercício dos direitos humanos, tendo como horizonte as relações entre cinema e política”, explica.

Com 270 lugares, o auditório da Reitoria foi o local escolhido para abrigar a mostra. “Foi uma escolha que se revelou acertada. O auditório ficou cheio nas primeiras aulas. Há muitas pessoas interessadas em assistir aos filmes e discutir os assuntos propostos”, ressalta o professor Eduardo de Jesus.

Conflito
“Martírio” narra a luta dos índios Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas brasileiras da região Centro-Oeste, para retomar suas terras expropriadas pelo agronegócio. Assista ao trailer:

O próximo encontro será realizado no dia 7 de maio, com a exibição do filme “Meu corpo é político”A sessão será comentada pelo professor Carlos Mendonça. Três produções serão projetadas no dia 28: “A alma do olho”, “Kbela” e “NoirBlue”, com comentários da professora Cida Moura. Para junho, estão programadas duas sessões: “Ava Yvy Vera – A terra do povo do raio”, no dia 7, com comentários da professora Luciana Oliveira, e “A vizinhança do tigre”, no dia 25, com análise de Cesar Guimarães.

A Formação Transversal em Direitos Humanos é uma iniciativa da Rede Direitos Humanos da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Mais informações: edujesus2010@gmail.com e redes@proex.ufmg.br..

Redação: com Cedecom/UFMG e Assessoria de Comunicação da Proex

    Contador de visitas: 121 visualizações

    Veja também: