Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Internas

Diretor de associação tira dúvidas sobre residência médica


Publicado em: InternasNotícias - 10 de junho de 2015

Imagem 338O Colegiado do curso de Medicina promoveu, na última segunda-feira, 8 de junho, um encontro entre os alunos do curso e o diretor financeiro da Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais (Aremg), Antônio Fernandes Lages.

Durante a palestra os alunos tiraram dúvidas sobre o processo seletivo para residência médica. Segundo Antônio, este esclarecimento é necessário porque muitas vezes podem ocorrer problemas com informações que são passadas para os alunos. “Podemos passar para os estudantes uma ideia real do que é o processo seletivo”, declarou.

De acordo com o palestrante, o “Processo Seletivo Unificado para Residência Médica” abrange duas etapas: uma prova e a análise do currículo de graduação. Essa forma de processo já vem sendo aplicada há seis anos, e cerca de oito mil pessoas participam por ano. Segundo Antônio, o processo unificado traz mais segurança e chances iguais para todos os candidatos. “O processo é bem transparente. O candidato pode acompanhar todas as etapas em tempo real através do site da Aremg”, esclareceu.

“O processo unificado veio de muitos anos de experiência com residência e para substituir as inúmeras provas que o candidato tinha que fazer em cada instituição. A análise de currículos também era um problema, então começamos fazer de uma forma mais sistematizada através de um currículo base”, explicou Antônio. Na apresentação, falou sobre o currículo de graduação que deve ser apresentado pelos estudantes e como ele pode ser valorizado.

O aluno também deve apresentar uma série de documentos, dentre eles os comprovantes de participação nas atividades extracurriculares. Parte do encontro foi focada na explicação sobre documentos e assinaturas necessárias, que para o diretor é a parte do processo que mais gera dúvidas entre os estudantes.

Para Erickson Gontijo, estudante do 12º período do curso, o encontro foi esclarecedor para os alunos. “A palestra foi muito importante porque conseguiu sanar algumas dúvidas que eram recorrentes. Apesar do edital ser claro, sempre há insegurança porque são muitos documentos requisitados”, afirmou.

    Contador de visitas: 464 visualizações

    Veja também: