Notícias Externas

Direito do trabalhador é tema de aula na Faculdade


Publicado em: ExternasGraduação - 24 de novembro de 2016

IMG_2880

Alunos do 7º período do curso de Medicina acompanham aula sobre direto do trabalhador. Foto: Carol Morena.

A disciplina Saúde do Trabalhador, ministrada pela professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade, Ada Ávila Assunção, recebeu na manhã dessa quarta-feira, 23 de novembro, uma aula sobre direto do trabalhador. Quem conduziu as atividades da turma do 7º período foi o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Sebastião Oliveira.

Durante a aula, o desembargador explicou noções gerais do que é direito, lei e justiça e, destacou os transtornos mentais relacionados ao trabalho. Segundo o desembargador, os transtornos mentais representam o terceiro grupo de afastamento na previdência, já que o trabalho é considerado cada vez mais denso, tenso e intenso. “Em razão disso, os transtornos mentais cresceram muito no Brasil, especialmente três grupos: o estresse agudo relacionado ao trabalho, transtornos de ansiedade e os transtornos depressivos. Nós queremos identificar essa questão e ver as medidas preventivas que podem ser adotadas para evitar que o trabalho cause danos ao trabalhador dessa forma”, explicou.

IMG_2899

Sebastião Oliveira comenta sobre o papel do médico nas perícias. Foto: Carol Morena.

Ainda de acordo com Sebastião Oliveira, a cada dia, 55 pessoas no Brasil não retornam aos locais de trabalho, por doença ou acidente, e pedem indenizações na justiça. Para o desembargador, a relação entre o médico e o juiz é essencial nesses casos. “O juiz depende muito da perícia do médico, para o diagnóstico da doença, prognóstico, verificar a etiologia da doença, verificar o dano que a doença causou, se é passível de recuperação e se a pessoa pode ser readaptada para a função. Nós dependemos muito do médico para nos auxiliar nessa perícia, para que o juiz possa decidir com justiça aquela demanda”, comentou.

    Contador de visitas: 348 visualizações

    Veja também: