Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Diálogo aberto entre pediatras e adolescentes


Publicado em: Agenda - 8 de Maio de 2013

“Relação médico-paciente na adolescência” é o tema da Reunião Científica do Departamento de Pediatria, marcada para o dia 22 de maio, às 11h, na sala 138 da Faculdade de Medicina . O palestrante será o professor emérito da UFMG, Roberto Assis Ferreira. A atividade é aberta a todos os interessados e não há necessidade de inscrição prévia.

Segundo Roberto Assis Ferreira, uma melhor relação entre as duas partes traz efeitos positivos na satisfação do paciente e na qualidade dos serviços de saúde. “Além disso, exerce influência sobre o estado de saúde dos indivíduos. Entretanto, a medicina desloca, cada vez mais, seu foco de atenção do paciente para as doenças”, completa o professor.

A palestra tem o objetivo de promover a discussão sobre as particularidades dessa relação na adolescência, faixa etária em que contato entre o médico e o paciente é mais difícil. “Os adolescentes chegam ao médico por uma demanda que parte dos pais e não deles, fato que prejudica a interlocução”, explica Roberto Assis Ferreira.

As reuniões científicas do Departamento de Pediatria são realizadas sempre às quartas-feiras, na terceira semana dos meses letivos, com a participação de professores, alunos e residentes das disciplinas de Pediatria da UFMG.

 

    Contador de visitas: 205 visualizações

    Veja também: