Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Dia Mundial sem Tabaco traz conscientização ao campus Saúde da UFMG


Publicado em: AgendaExternas - 23 de maio de 2017

Será realizada a dosagem do monóxido de carbono no ar expirado pelos fumantes e orientações sobre tabagismo, além de outras atividades. Evento acontecerá na praça em frente à Faculdade de Medicina, das 8h às 13h30.

Arte: CCS Medicina

O uso de produtos do tabaco causa, anualmente, cerca de 6 milhões de mortes, sendo 130 mil delas somente no Brasil. Para alertar sobre os seus riscos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 31 de maio como Dia Mundial sem Tabaco para conscientizar a população sobre os perigos do fumo e defender políticas públicas para a redução do seu consumo. Em alusão à data, o Hospital das Clínicas, a Faculdade de Medicina e a Escola de Enfermagem da UFMG realizam, na próxima quarta-feira, 31 de maio, uma série de atividades educativas no campus Saúde da UFMG.

O evento acontecerá na praça em frente à  Faculdade de Medicina, das 8h às 13h30, e contará com diversas atividades. Durante toda a manhã, haverá orientação sobre os males do tabagismo, por meio da distribuição de material informativo e abordagem breve aos fumantes por profissionais de saúde qualificados, que entregarão uma cartilha com orientações sobre como parar de fumar. Às 9h, acontecerá um aulão de ginástica, aberto ao público, oferecido pela Academia da Cidade, como atividade de promoção da saúde.

Será realizada também a dosagem do monóxido de carbono no ar expirado pelos fumantes com um aparelho chamado monoxímetro. O grupo “Show Medicina” realizará uma apresentação teatral. Estudantes do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) e de algumas ligas acadêmicas vão conversar com o público sobre o câncer e outras doenças causadas pelo tabagismo.

Dia mundial
Neste ano, o tema mundial da campanha é “Tabagismo: uma ameaça ao desenvolvimento”. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemia de tabagismo continua sendo a maior ameaça à saúde publica que o mundo já enfrentou. As evidências mostram que os produtos de tabaco são altamente letais, matando dois em cada três consumidores e afetam também a saúde de pessoas que não fumam, mas são obrigadas a inalar a fumaça de produtos de tabaco de terceiros. Além disso, a cadeia de produção de tabaco também gera danos ambientais, sanitários e sociais.

A OMS pretende mostrar com a campanha a interferência da indústria do tabaco nos processos políticos e as ameaças que traz para o desenvolvimento sustentável de todos os países e para a saúde e bem estar econômico de seus cidadãos. Ela propõe que os países priorizem e acelerem esforços para o controle do tabagismo como parte de suas responsabilidades na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O evento do Dia Mundial sem Tabaco no Campus Saúde UFMG conta ainda com as parcerias da Associação Médica de Minas Gerais e da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Confira a programação:

8h às 13h30
Orientação sobre os males do tabagismo e sobre os benefícios da cessação do tabagismo, por meio da distribuição de material informativo.

Divulgação de material informativo sobre câncer relacionado ao tabagismo.

Abordagem breve aos fumantes por profissionais de saúde qualificados e entrega de cartilha com orientações sobre como parar de fumar.

 

9h
Aulão de atividade física, aberta ao público, como atividade de promoção da saúde, com a Academia da Cidade.

10h
Intervenção teatral “Show Medicina”.

 

Redação: Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG

    Contador de visitas: 352 visualizações

    Veja também: