Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


No dia 5 de maio, Dia Mundial de Higienização das Mãos (HM), determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), será realizada na Escola de Enfermagem e no Hospital das Clínicas da UFMG, das 8h30 às 11h30, uma blitz em homenagem ao dia. A ação é para reafirmar, junto aos profissionais de saúde, o fortalecimento da adesão à higiene de mãos como componente fundamental do Primeiro Desafio Global para a Segurança do Paciente – “Uma Assistência Limpa é uma Assistência mais Segura”. O objetivo é reduzir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e priorizar ações relacionadas à melhoria da HM em Serviços de Saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforça o convite aos hospitais de todo o país a participarem desse desafio, com o intuito de aumentar a adesão dos profissionais de saúde às boas práticas de higienização das mãos, sobretudo quando estatísticas em todo mundo apontam para uma adesão inferior a 50%.

Diante desse desafio, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde (NEPIRCS), tendo como pilar de sustentação os princípios da Segurança do Paciente, organiza e lidera um conjunto de atividades junto à comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem da UFMG e do Hospital das Clinicas, visando alcançar gestores, profissionais de saúde, docentes, discentes e comunidade em geral. De acordo com a coordenadora do NEPIRCS e da Blitz pelo Dia Mundial da HM, professora Adriana Oliveira, as atividades terão aspectos lúdicos, práticos e de conhecimento técnico-científico, propondo um momento de reflexão, pausa e ação para melhoria e conscientização da importância da HM. Reafirmando o objetivo da Organização Mundial de Saúde de que até 2020 a cultura de higienização das mãos tenha atingido a excelência, respeitando metas a serem definidas de acordo com a realidade de cada região.

Com Assessoria de Comunicação Social da Escola de Enfermagem da UFMG.

    Contador de visitas: 392 visualizações

    Veja também: