Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Departamentos têm projetos aprovados no PPSUS


Publicado em: Notícias - 19 de abril de 2010

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) aprovou 20 propostas para o Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) de pesquisadores da UFMG. No total, foram aprovados 40 projetos que visam apoiar estudos e pesquisas para promover o fomento tecnológico em saúde, que fortaleçam a gestão do sistema.

A professora Stela Maris Aguiar Lemos, do Departamento de Fonoaudiologia, teve sua proposta aprovada para o PPSUS. O trabalho validado foi “Avaliação da implementação da Rede de Atenção Auditiva: um estudo de casos das microrregiões de Sete Lagoas e Curvelo, Minas Gerais”.

O Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GOB) teve aprovado o seu projeto “Avaliação do impacto da genotipagem RhD fetal no plasma materno como ferramenta não invasiva na conduta de atendimento a gestantes RhD negativo”. Os pesquisadores envolvidos são Marina Lobato Martins e os professores Antônio Carlos Vieira Cabral e Zilma Silveira Nogueira Reis.

Já no Departamento de Clínica Médica (CLM), a professora Suely Meireles Rezende obteve parecer favorável da Fapemig com o trabalho “Avaliação dos fatores de risco e da história natural da trombose venosa pélvica após parto cirúrgico”.

A professora Silvana Elói Santos, do Departamento de Propedêutica Complementar (PRO), foi aprovada no edital do PPSUS com o projeto “Estudo Clínico-epidemiológico da Doença de Chagas no município de Josenópolis, MG”.

Do mesmo Departamento, a proposta do professor Pedro Guatimosim Vidigal “Estudo de viabilidade e plano de implantação de rede de serviço de apoio diagnóstico laboratorial para a atenção a saúde do Estado de Minas Gerais” foi acatada pela Fapemig.

Ainda na Propedêutica Complementar, receberam aprovação o projeto da professora Eugênia Ribeiro Valadares, coordenado pela professora Ana Lúcia Brunialti, “Consolidação do Serviço de Apoio Diagnóstico de Doenças Genéticas para o SUS”.

    Contador de visitas: 555 visualizações

    Veja também: