Deixe a rotina para trás


Publicado em: Notícias - 30 de dezembro de 2013

Saúde com Ciência reapresenta dicas para começar o ano com uma nova rotina.

Uma praia deserta ou a quietude do interior? Uma cidade turística ou um destino internacional? As opções para quem deseja viajar nesse começo de ano são várias e não importa a escolha: quando bem aproveitada, os benefícios da viagem podem ajudar a lidar com os problemas do dia-a-dia.

De acordo com o professor do Departamento de Clínica da Faculdade de Medicina da UFMG, João Gabriel Marques, uma viagem oferece a possibilidade tanto de fugirmos dos nossos problemas quanto uma chance de encará-los de uma maneira diferente. “O espaço tem uma capacidade de nos apartar mais eficiente que o tempo”, comenta.

Os problemas começam quando as pessoas não conseguem se desligar da sua rotina. “Algumas pessoas, hoje em dia, estão tão fixadas no trabalho que acabam ficando com o celular ligado, acessando e-mails. Elas acabam não descansando muito e acabam transformando a viagem em um compromisso”, explica a psicóloga do Hospital das Clínicas da UFMG, Isabela Góes.

ferias

Foto: reprodução internet.

Recomeçar uma rotina após uma viagem pode ser problemático quando não há organização. “Eu acho interessante a pessoa reservar alguns dias entre a viagem e a volta para ir se adaptando à nova rotina”, aconselha a psicóloga Isabela Góes. Além disso, é importante não guardar o momento de lazer apenas para as férias. “A pessoa deve tentar, durante o ano inteiro, ter um dia para cuidar de si e relaxar, porque senão o estresse do dia-a-dia vai se acumulando e uma viagem no ano pode não ser suficiente”, ressalta.

Tema da semana

Para quem está pensando em aproveitar o próximo ano para mudar de hábito, o Saúde com Ciência dessa semana traz alternativas para ajudar em alguns casos, como começar uma atividade física, se alimentar melhor e viajar. Confira a programação:

Rotina: um bem ou um mal? – segunda-feira (30/12/13)

Quem dança, seus males espanta! – terça-feira (31/12/13)

Vá viajar! – quarta-feira (01/01/14)

Ano novo, alimentação nova– quinta-feira (02/01/14)

Mudando de hábito– sexta-feira (03/01/14)

Sobre o programa de rádio

O Saúde com Ciência é produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. De segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h, ouça o programa na rádio UFMG Educativa, 104,5 FM. Ele ainda é veiculado em 37 emissoras de rádio em Minas Gerais. Também é possível conferir as edições pelo site do Saúde com Ciência.

    Contador de visitas: 204 visualizações

    Veja também: