Deficiência sem preconceito na UFMG Educativa


Publicado em: Notícias - 23 de junho de 2009

Esta semana, entre os dias 22 e 26 de junho, o programa de rádio Saúde com Ciência apresenta a série “Deficiência com inteligência”.

Com produção de Anderson Siqueira, a idéia do programa é contribuir para a diminuição de preconceitos e esclarecer a população sobre formas de compreender e tratar melhor portadores dos vários tipos de deficiência: física, mental, visual, auditiva ou associada. Ou seja, de forma justa, humana e sem preconceitos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, deficiência é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica.

Mas o termo tem sido considerado por algumas ONGs e por cientistas sociais como inadequado. E existem grupos que preferem ser chamados pelo termo tradicional, como os cegos, por exemplo.

A análise é de que o termo traz consigo uma carga negativa depreciativa da pessoa, fato que foi ao longo dos anos se tornando cada vez mais rejeitado pelos especialistas da área e em especial pelos próprios portadores.

Onde ouvir
O Saúde com Ciência vai ao ar na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) diariamente, em três horários (5h, 8h e 18h). Ele também é veiculado em uma rede de rádios conveniadas, do interior de Minas Gerais (Onde Ouvir).

O programa é produzido pelas Assessorias de Comunicação Social da Faculdade de Medicina, da Escola de Enfermagem e do Hospital das Clínicas da UFMG, com parceria da Rádio UFMG Educativa e apoio da Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu).

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
Segunda-feira, 22/06
Deficiência múltipla ou associada
Entrevistado: Mauro Ivan, cirurgião e professor da Faculdade de Medicina da UFMG.

Terça-feira, 23/06
Surdez
Entrevistada: Regiane Lucas Garcez, professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG.

Quarta-feira. 24/06
Cegueira
Entrevistado: Domingos Sávio Pereira, professor de inglês e português da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais.

Quinta-feira, 11/06
Deficiência Mental
Entrevistado: José Lorenzato, psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina da UFMG.

Sexta-feira, 25/06
Deficiência física
Entrevistado: Pedro Américo de Souza, profissional de Educação Física e professor da UFMG.

Foto: Fundep

    Contador de visitas: 325 visualizações

    Veja também: