Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais




* Matéria atualizada em 15/5/09 às 12h20.

O II Encontro Institucional da Faculdade foi um sucesso. Nos dias 4 e 11 de maio, o evento realizado no Museu de História Natural da UFMG contou com a presença de 131 pessoas.

O diretor e o vice-diretor da Faculdade, Francisco José Penna e Tarcizo Afonso Nunes participaram do evento e ressaltaram a importância de promover essa integração entre os funcionários.

“O encontro promove um contato mais próximo entre os funcionários, servidores e professores. As relações interpessoais se tornam cada vez melhores”, disse Francisco Penna. Dessa integração nascem novas idéias que ajudam a desenvolver estratégias para melhorar o trabalho. “É uma oportunidade de discutir questões importantes para a Faculdade”. Concorda o vice-diretor, Tarcizo Nunes, que classificou o encontro como um importante investimento feito nas pessoas e no aperfeiçoamento dos processos da unidade acadêmica.

A proposta do Encontro Institucional foi “Integrar para criar”. E foi cumprida de maneira descontraída e muito produtiva. Vários momentos com danças e atividades em roda fizeram com que todos se soltassem e dessem boas risadas.

A integração ficou por conta de uma dinâmica de grupo em que todos puderam conhecer um pouco mais sobre cada colega. Além dessa dinâmica, outro trabalho em grupo foi proposto com intuito de discutir e sugerir diversas idéias para a Faculdade. “Espalhar boas idéias é uma ótima maneira de melhorarmos o ambiente em que vivemos”, reforça Cleusa.

Muitas boas idéias surgiram nos grupos. Em seguida, todas as sugestões foram explicadas a todos. O diretor ouviu atentamente e se comprometeu a analisar todas as possibilidades para atender, dentro do possível, o que foi sugerido pelos funcionários.

Algumas ações já podem ser percebidas como resultado das sugestões, como por exemplo, o treinamento sobre resíduos laboratoriais que será na próxima semana.

Com cardápio caseiro e muito saboroso, todos almoçaram na companhia dos miquinhos do museu, que se tornaram a principal atração do refeitório.

O clima descontraído e agradável contribuiu para que as pessoas batessem papo, rissem juntas e conhecessem novos colegas. No fim da tarde, uma dança circular, realizada em uma grande roda, aproximou ainda mais as pessoas.

Resultados

O professor Francisco Penna reuniu-se na tarde de ontem,14 de maio, com integrantes do PMAG (Programa de Melhoria e Apoio à Gestão da Faculdade de Medicina da UFMG) e a equipe de realização do evento, para discutir e avaliar sua execução.

“Foi muito bom perceber que as pessoas estão dispostas e envolvidas institucionalmente”, avalia o diretor. A maior presença e adesão dos funcionários, inclusive do Nupad, ao Encontro em relação ao ano passado foi outro ponto destacado pelos participantes. “Esperamos que no próximo ano mais pessoas participem. É um dia de trabalho, e um trabalho essencial”, afirma o professor.

Sobre as boas idéias sugeridas pelos funcionários, todos concordaram que muitas podem ser colocadas em prática imediatamente, como é o caso do treinamento sobre resíduos laboratoriais e químicos, entre outros.

Amanhã, 16, a equipe organizadora do evento vai se reunir para avaliação e elaboração de um relatório sobre o encontro que vai possibilitar o estudo e viabilização de outras ações.

Veja: um dos momentos do II Encontro Institucional (Video – 4,78Mb)

*Veja também a galeria de fotos.

Redação: Maíra Lobato – Jornalista

    Contador de visitas: 271 visualizações

    Veja também: