Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


DAAB sedia encontro nacional sobre estágios


Publicado em: Notícias - 17 de Março de 2008

O Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) da Faculdade de Medicina da UFMG recebe, de 20 a 23 de março, cerca de 40 estudantes de Medicina para o Encontro de Coordenadores de Estágios e Vivência (Ecev), organizado pela Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem) e pelo DAAB.

O objetivo do encontro é reunir coordenadores locais e nacionais de diretórios acadêmicos para capacitar os novos integrantes e discutir o planejamento dos programas de estágio e vivência.

Estágio e vivência
Promovidos pelos D.A.´s, os programas de estágio e vivência permitem que estudantes desenvolvam atividades na área de saúde em instituições de ensino nacionais e estrangeiras, por um período de quatro semanas. Em 2007, a Faculdade de Medicina recebeu 15 estudantes de diversos países do mundo, como Alemanha, Canadá, Itália e Eslovênia. Em julho de 2008, mais de 20 alunos devem ir para o exterior e outros estados do país.

Embora não haja vínculos oficiais com as universidades, os estudantes recebem certificado de participação em programa de intercâmbio emitido pelo Denem. Os coordenadores dos D.A.´s negociam a vinda dos alunos estrangeiros diretamente com os professores das áreas que os recebem.

São propostos esquemas de troca de benefícios entre os alunos. Aqueles que se candidatam a padrinhos ou anfitriãos devem apresentar a faculdade aos visitantes e acompanhá-los ao longo de sua estada ou recebê-los em suas casas. Essas atividades confere pontuação acumulada que garante ao estudante um anfitrião e um padrinho na instituição estrangeira que vier a visitar.

Redação: Débora Bráulio – Estudante de Jornalismo

    Contador de visitas: 384 visualizações

    Veja também: