Notícias Externas

Da Faculdade de Medicina para o mundo


Publicado em: ExternasNotícias - 2 de outubro de 2014

Programa de rádio Saúde com Ciência atinge 69 rádios parceiras

Esclarecer dúvidas sobre problemas de estômago, alergias, diabetes e cirurgias estéticas pelas ondas do rádio é a intenção do programa Saúde com Ciência, produzido pela Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG. Uma forma de levar informação sobre qualidade de vida para os ouvintes.

Atualmente, o Saúde com Ciência é veiculado pela rádio UFMG Educativa (104,5 FM), de segunda à sexta-feira, às 5h, 8h e 18h05, em Belo Horizonte. Outras 64 rádios mineiras, duas em São Paulo, uma no Paraná e outra em South Yarmouth, nos Estados Unidos, também transmitem o programa.

Os programas são produzidos por três estagiários, sob coordenação do jornalista Lucas Rodrigues. Segundo ele, as pautas são discutidas previamente para que os assuntos possam se aproximar do ouvinte, além de esclarecer mitos e verdades que costumam rondar os temas relacionados à saúde. “Também estamos sempre atentos ao calendário da saúde e aos acontecimentos do mês, para que essa abordagem compreenda, na medida do possível, os fatos atuais. Vale lembrar ainda das diversas parcerias do interior, já que isso nos induz a pensar em direcionamentos que não se restringem ao que acontece na capital”, acrescenta.

Foto

Estudantes de comunicação participam da produção do programa, sob orientação do jornalista Lucas Rodrigues

A Rádio Difusora, de Pouso Alegre, sul do Estado, é uma das rádios que veicula diariamente o programa. Segundo a gerente da rádio, Nelma Pascoal, a programação tem temas variados, interessantes e linguagem clara. “Esse é um meio de levar informação para as pessoas. A gente tem que cuidar da nossa saúde e o papel do rádio é bastante importante para orientar e esclarecer o ouvinte”, avalia.

Além das fronteiras

Com o objetivo de expandir o número de ouvintes, uma pesquisa dos contatos das rádios do interior de Minas Gerais é realizada pela publicitária Desirée Suzuki, responsável pelas parcerias com as emissoras. Após o contato inicial, uma proposta de convênio é encaminhada para as rádios. Durante esse processo, ela ainda apresenta o site e as temáticas abordadas pelo programa e verifica se há o interesse das rádios pela parceria.

Segundo Desirée, os responsáveis pelas rádios encaminham, com frequência, críticas e sugestões de temas de acordo com os problemas que ocorrem na cidade e em comunidades próximas à rádio. “O Saúde com Ciência transmite o conhecimento produzido pela UFMG até a população, de forma simples e objetiva, contribuindo para a promoção da saúde, melhoria da qualidade de vida e a prevenção de doenças”, explica. Ainda de acordo com a publicitária, a intenção é atingir 100 rádios parceiras até agosto de 2015.

    Contador de visitas: 457 visualizações

    Veja também: