Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Internas

Cursos de medicina legal e fisiologia avançada recebem inscrição


Publicado em: ExtensãoInternas - 13 de junho de 2017

Até o próximo domingo, 18, estarão abertas as inscrições para os cursos de extensão Introdutório em Medicina Legal e Fisiologia Avançada, gerenciados pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Medicina Legal: introdução e conceitos básicos
O curso vai expor os fundamentos dos quais os profissionais de saúde devem se valer para auxiliar a justiça no manuseio de provas periciais.

Destinada a alunos dos cursos de medicina, direito, psicologia, enfermagem e áreas correlatas, a formação será ministrará nos dias 24 e 25 deste mês. Aplicação dos conhecimentos médicos nas pericias de corpo de delito e necropsia, atividades teóricas e práticas de técnicas de necropsia, importância da prova pericial em um processo criminal e exercício ético do recurso estão entre os tópicos previstos.

As aulas serão realizadas no auditório Nelo de Moura Rangel, do Instituo de Ciências Biológicas (ICB), no campus Pampulha. A atividade, que também prevê visita técnica ao Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte, será ministrada pelo técnico em anatomia e necropsia da UFMG Aldeir José da Silva e pelo médico legista Marcelo Mari de Castro, do IML da capital mineira.

Informações e inscrições na página de Cursos e Eventos da UFMG.

Fisiologia avançada: o bem e o mal das inovações farmacológicas e da tecnologia da saúde humana
A segunda edição do curso busca oferecer chaves de compreensão e construção de conhecimento sobre a base fisiológica do estilo de vida contemporâneo, com destaque para a influência das tecnologias.

O curso é dividido em seis módulos: atividade física, neuroendocrinologia, nanotecnologia, menopausa, canalopatias e exercício físico e reabilitação. Os interessados poderão se inscrever em cada módulo separadamente, para o curso completo ou ainda para blocos que reúnem os três primeiros e os três últimos módulos.

Profissionais das áreas de Ciências Biológicas, Biomedicina, Medicina, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem ou quem deseja ingressar em programas de pós-graduação e especialização na área de Fisiologia ou correlatas são o público-alvo da formação. As aulas serão ministradas por professores dos departamentos de Fisiologia e Biofísica e Bioquímica e Imunologia do ICB, do Departamento de Física do ICEx e por um docente do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal de São João del-Rei.

Informações e inscrições na página de Cursos e Eventos da UFMG.

Redação: com Cedecom/UFMG

    Contador de visitas: 762 visualizações

    Veja também: