Curso Tópicos em Epilepsia começa no dia 15 de maio

Publicado em: AgendaInternas - 8 de maio de 2018

Estão abertas as inscrições para o 11º Curso Tópicos em Epilepsia, que acontece nos dias 15, 16 e 17 de maio, promovido pelo programa de extensão “Grupos de ações educativas relacionadas a Epilepsia” (Agere/UFMG) e pela Liga Acadêmica de Epilepsia (LAE). Podem participar alunos de todos os períodos dos cursos da área da saúde. O evento será na Faculdade de Medicina da UFMG, e haverá emissão de certificado.

Segundo os organizadores, o impacto educacional e social do curso pode ser percebido através da capacitação de alunos de diferentes cursos de graduação e público em geral, que podem exercer um trabalho multiplicador na sociedade, difundindo informações corretas sobre a epilepsia. Essa abordagem também pode contribuir para a redução de preconceitos, das práticas estigmatizantes e melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas com epilepsia. “Além disso, contribui para a formação dos futuros profissionais da área da saúde, potencializando o cuidado consciente dos pacientes com epilepsia nas unidades básicas de saúde,o que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde”, afirma a professora Juliana Carvalho Tavares, coordenadora do Programa Agere, para quem a relevância desta atividade é enorme.

“Embora a epilepsia acometa de 1% a 2% da população, é ainda uma doença cercada de estigmas, preconceitos e desinformação decorrentes de abalos no núcleo familiar desinformado e despreparado para lidar com a situação, complicações na escola (professores e alunos desinformados), dificuldade para conseguir emprego, demissões devido ao preconceito relacionado com as crises convulsivas, dentre outros problemas. Apesar das dificuldades encontradas pelos atingidos pela doença, inexiste no país políticas públicas para atender de forma adequada o grande contingente de pessoas com epilepsia”, destaca.

Sobre o evento
O curso abrangerá temas associados a aspectos básicos e clínicos da epilepsia, através de palestras ministradas por pesquisadores/profissionais que trabalham com epilepsia, entre os temas a serem abordados, vale destacar a epilepsia na mulher, epilepsia na infância e desafios para o diagnóstico da epilepsia. As inscrições, que custam R$ 30,00 (trinta reais), podem ser feitas através deste link, até o dia 14 de maio e contam como pré-requisito para a seleção de novos membros da LAE.

Dia 15/05 18h-22h

– Classificação das Epilepsia
– Neurofisiologia básica das Crises Epilépticas
– Abordagem das Crises Epilépticas na urgência médica