A prática de atividades físicas é fonte de saúde e bem-estar para o corpo humano e, para a Organização Mundial da Saúde (OMS), deveria ser realizada três vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos. E para a promoção da saúde e prevenção de doenças na Atenção Básica à Saúde, o Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (Ceesf) prepara profissionais de Educação Física para atuarem diretamente ou como parceiros na gestão de programas e projetos neste âmbito.

Iniciado em 2010, o Ceesf é uma pós-graduação lato sensu à distância, que já ofertou 98 vagas e qualificou mais de 60 profissionais de Educação Física. A estagiária Débora Lentz, do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon), responsável pelo curso, explica que muitos destes profissionais não tiveram na sua formação de graduação acesso a conceitos fundamentais da Atenção Básica à Saúde, à gestão de equipes de trabalho ou planejamento em saúde, por exemplo. “O Ceesf, então, oferece a estes profissionais a oportunidade de acesso a tais conteúdos, ao abordar sua inter-relação com as práticas coletivas das atividades e dos exercícios físicos”.

Gratuito e à distância, os profissionais que concluem o curso recebem o título de Especialista em Estratégia em Saúde da Família e podem atuar nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família ou em programas como as Academias da Cidade. “Ainda há possibilidade deles trabalharem em projetos de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças ou qualquer outra iniciativa que tenha foco na atividade física, promoção da saúde e prevenção de doenças”, destaca Débora.

Sobre o curso

As inscrições para o Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (Ceesf) vão até o dia 18 de agosto. São 25 vagas, abertas para profissionais de Educação Física que estejam atuando no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) ou em projetos no contexto da Atenção Básica à Saúde.

Para se inscrever, o candidato deve fazer seu registro nos correios e seguir os seguintes passos:

– Ler atentamente o edital de seleção, disponível aqui.

– Preencher a ficha de inscrição, baixe aqui.

– Enviar a ficha e os documentos exigidos no edital por Sedex, com aviso de recebimento, para NESCON  Secretaria de cursos, situada à Avenida Alfredo Balena, nº 190, Sala 716, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG -CEP 30130-100.

O processo seletivo constará de três etapas: conferência de documentação; análise de currículo; e entrevista, a ser realizada no dia 27 de agosto. O resultado será divulgado no dia 28, neste site e na página do Programa Ágora.

O Ceesf é fruto da parceria entre o Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região – CREF6/MG e o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – Nescon.

    Contador de visitas: 730 visualizações

    Veja também: