Notícias Externas

Curso gratuito de aperfeiçoamento em cuidados paliativos recebe inscrições


Publicado em: AgendaExternas - 7 de janeiro de 2019

Estão abertas as inscrições para a primeira oferta do curso de aperfeiçoamento “Cuidados Paliativos na Atenção Domiciliar”, desenvolvido pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon). O curso gratuito, na modalidade de educação a distância (EaD), ficará disponível por um ano na plataforma do Nescon. O início após a matrícula é imediato.

Arte: CCS

A qualificação é destinada, prioritariamente, aos profissionais da Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (RAS-SUS), para que possam definir, acompanhar e executar planos de cuidado paliativo à pessoa em atenção domiciliar, subsidiando metas e propósitos do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPADD).

De acordo com a coordenadora de Atenção Domiciliar do Nescon, professora Maria Auxiliadora Córdova Christófaro, o curso traz como diferencial a possibilidade de ressignificar os conhecimentos e habilidades na oferta dos cuidados paliativos à pessoa em situações de adoecimento grave, e sem possibilidade de cura. “É preciso desconstruir o equívoco de que nessas condições a pessoa retorna ao domicílio por estar ‘desenganada pelos médicos’ ”, ressalta.

Para isso, o curso conta com 180  horas, distribuídas em quatros módulos e estruturadas a partir dos seguintes eixos: bases do cuidado paliativo, situações de elegibilidade para esse cuidado, avaliação da pessoa e especificidade do cuidado paliativo em atenção domiciliar.

O prazo para conclusão das atividades é até 2 de fevereiro de 2020, com emissão de certificado ao final das aulas. Profissionais da área da saúde sem ensino superior poderão participar do curso, porém não receberão certificação da UFMG

Atenção Domiciliar

O Curso de Aperfeiçoamento “Cuidado Paliativo em Atenção Domiciliar” é uma das ações do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar, desenvolvido por meio de parceria firmada entre Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e as Instituições de Educação Superior que constituem a Rede UNA-SUS.

Agenda

Período de Matrícula :2/01/2019 a 02/01/2020

Data limite para conclusão do Curso: 2/02/2020

Modalidade:conteúdo e todas as atividades do curso, inclusive itens de avaliação, estão disponibilizados em ambiente virtual de aprendizagem.

Carga horária total: 180 horas distribuídas em 4 (quatro) módulos.

Mais informações: site Nescon

 

 

 

 

    Contador de visitas: 351 visualizações

    Veja também: