Notícias Externas

Curso do Cetes capacita profissionais da Atenção Primária


Publicado em: ExternasNotícias - 9 de outubro de 2015

Foto: Guilherme Silva

Foto: Guilherme Silva

Nos dias 7 e 8 de outubro, o Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG (Cetes) realizou um curso de apoio e capacitação de profissionais da Atenção Primária à Saúde. Segundo Neuslene Rievrs de Queiroz, coordenadora do Núcleo de Telessaúde do Cetes, o treinamento foi para capacitar os profissionais de 39 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte para a implantação do prontuário eletrônico “e-SUS”.

“Esse prontuário é uma estratégia do Departamento da Atenção Básica do Ministério da Saúde, o qual busca a reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde, objetivando a qualificação das informações e da gestão do cuidado”, afirma Neuslene. Ela informa que cerca de 70 profissionais foram capacitados durante os dois dias de treinamento. “O processo continua, porque nossa meta é capacitar 89 municípios. E, além do treinamento, faremos o acompanhamento e o monitoramento presencial. Então, a nossa equipe de campo vai se deslocar para dar apoio em loco na implantação do sistema”, explica Neuslene.

Kaiser Bergmann, coordenador técnico de informática do Cetes, que ministrou o treinamento, explica que o processo foi dividido em dois módulos: teoria e prática. “Primeiro abordamos os conceitos do e-SUS e suas funcionalidades, depois aplicamos essas informações na prática”, conta.  “Foi uma experiência enriquecedora para os dois lados, porque conseguimos entender e perceber na prática o que eles estão vivenciando com a implantação do prontuário”, continua.

Maria Aparecida Miranda da Silva, psicóloga do apoio ao Núcleo de Telessaúde, diz que os profissionais da atenção primária avaliaram o treinamento de forma positiva. “Pudemos perceber que os profissionais realmente precisam de um apoio e de direcionamenro, mas também que estão fazendo o possível para conseguir alcançar as metas propostas”, pontua. “Esse é um projeto grande, então essa parceria entre o núcleo e os municípios está sendo muito bem avaliada”, completa.

    Contador de visitas: 547 visualizações

    Veja também: