Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Curso debate relação da situação de trabalho e saúde da população


Publicado em: AgendaExternas - 16 de novembro de 2016

emprego

Em função da greve dos professores da UFMG o evento foi cancelado. 

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Emprego e Situação de Saúde: evidências na atualidade”. A formação é destinada aos profissionais de saúde, pesquisadores, técnicos na área de saúde e segurança no trabalho. As palestras serão realizadas nos dias 21de novembro, na sala 22 e no dia 22, na sala 29 da unidade, das 9h às 12h. Interessados podem se inscrever através da página do Núcleo de Estudos Saúde e Trabalho (Nest) até as 17h do dia 18 de novembro.

O curso será ministrado na forma de dois seminários, com exposição seguida de debate aberto. O objetivo é discutir as relações entre emprego e desigualdades em saúde. O economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Tiago Oliveira fará uma palestra sobre a situação do emprego no Brasil. Na ocasião, serão divulgados também os resultados de pesquisa sobre emprego, proteção social e saúde dos trabalhadores conduzida no território nacional pelo IBGE.

A professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Ada Ávila, coordenadora o evento, explica que há duas direções a serem consideradas quando de focaliza a relação entre emprego e saúde. Evidências em escala mundial indicam, por um lado, uma relação direta entre o desemprego, subemprego ou aposentadoria precoce e o adoecimento dos trabalhadores. Sabe-se, por outro lado, que os indivíduos em pior estado de saúde têm menor chance de estar empregado, com mais prejuízos para as mulheres. Essas e outras questões serão temas de discussão durante os seminários.

Para mais informações, acesse a página do Nest.

    Contador de visitas: 335 visualizações

    Veja também: