Notícias Externas

Crianças visitam Cememor como atividade em comemoração a aniversário


Publicado em: ExternasNotícias - 4 de outubro de 2016

cememor2

Foto: Débora Nunes

Sara Ralil, 9 anos, escolheu visitar o Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor) junto de algumas amigas da escola, nessa segunda-feira, 3 de outubro, como uma atividade comemorativa do seu aniversário. Sua mãe, que é doutoranda e psicóloga na Instituição, Michele Ralil, explicou que Sara quis conhecer a Faculdade e o Cememor. “Ela escolheu algumas coleguinhas de sala, todas entre 9 e 10 anos.  Elas têm uma curiosidade sobre o corpo humano, o que é ser médico, como funciona a Faculdade, etc.”, contou Michele.

A mãe destacou, também, a importância do Centro de Memória abrir seu espaço para que as crianças possam conhecê-lo, já que elas têm curiosidade e isso as incentivam a conhecerem outros museus. “É uma porta de entrada de fácil acesso, eles têm uma estrutura e as crianças adoram”, declarou.

Para Guilherme Azevedo, estagiário de museologia do Cememor, o diferencial das crianças que visitam o museu é que elas não possuem uma ideia pré-concebida sobre as informações, como acontece com os adultos. “Colocar esse público aqui dentro e transmitir a mensagem é uma grande conquista para o museu. A receptividade deles é muito boa, é bem integral”, destaca.

O Centro

O Cememor é membro da Rede de Museus da UFMG, abriga um vasto acervo de livros, documentos, quadros, esculturas e outras peças fundamentais para a preservação da história da medicina e da saúde. Além de receber médicos e estudantes, o centro também recebe visitas de estudantes do ensino médio e do ensino fundamental, além de pequenos grupos de crianças.

O Centro funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na sala 27 da Faculdade de Medicina da UFMG, sendo que as visitas são gratuitas. Para visitas guiadas é necessário o agendamento prévio pelo telefone 3409-9106 ou e-mail cememor@medicina.ufmg.br.

    Contador de visitas: 296 visualizações

    Veja também: