Notícias Internas

Corpo como objeto de consumo é tema de aula inaugural na Enfermagem


Publicado em: AgendaInternas - 5 de março de 2018

Tema será abordado nesta quinta-feira, dia 8, pelo professor Verlaine Freitas, do Departamento de Filosofia

Nesta quinta-feira, 8 de março, a partir das 14h, será realizada, no Anfiteatro Laís Netto da Escola de Enfermagem da UFMG, a aula inaugural do curso de Pós-graduação em Nutrição e Saúde. O professor do Departamento de Filosofia da UFMG Verlaine Freitas ministrará a palestra O corpo como objeto de consumo.

De acordo com o professor, a sociedade de consumo baseia-se não apenas na aquisição de objetos, mas também na absorção de valores, conceitos, visões de mundo e imagens. Dos diversos elementos por meio dos quais trafega essa densa rede de fatores culturais, o corpo é um dos mais significativos, seja ele o alheio ou o da própria pessoa.

“Nosso corpo é alvo de uma série de investimentos afetivos ligados aos conceitos de felicidade, envelhecimento, beleza e autoafirmação, todos eles tomando parte de uma rede de comunicação em que ocorre um adensamento de signos compartilhados socialmente ao sabor da moda, das tendências, das idiossincrasias”, reflete Verlaine Freitas.

A aula será aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. A Escola de Enfermagem fica no campus Saúde da UFMG.

Redação: com Cedecom/UFMG e Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem

    Contador de visitas: 119 visualizações

    Veja também: