Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Controvérsias sobre colesterol inaugura debates no Espaço do Conhecimento


Publicado em: AgendaExternas - 24 de maio de 2017

O colesterol alto, problema que atinge 40% da população brasileira, será tema de discussão na primeira edição do Café Controverso: saúde em pauta, promovido pelo Espaço do Conhecimento UFMG em parceria com o Instituto Unimed-BH. Com o título Nas batidas do seu coração: controvérsias sobre o colesterol, o evento está agendado para o próximo sábado, 27 de maio, a partir das 11h, na cafeteria do museu.

Participam do debate o diretor da Sociedade Mineira de Cardiologia, Epotamenides Maria Good God, e o professor do departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG Leonardo Maurício Diniz. A mediação será feita pelo coordenador e professor de pós-graduação da Fundação Unimed, José Ricardo De Paula Xavier Vilela. Durante o evento, gratuito, o público poderá fazer perguntas, esclarecer dúvidas e participar da discussão.

Abordagens
O colesterol é uma substância química indispensável à vida por ser um componente das membranas celulares e matéria-prima para a produção da vitamina D, dos hormônios esteroides e dos ácidos biliares.

Apesar da existência de parâmetros internacionais, nem tudo é consenso em relação à abordagem de pacientes com colesterol alto. O grau de importância que a alimentação com excesso de gordura teria no sucesso ou não do tratamento da pessoa com elevados níveis de LDL (o colesterol ruim), por exemplo, é motivo de controvérsia. Outro ponto de divergência diz respeito à identificação do melhor momento para iniciar a medicação nesses casos. Quanto mais cedo melhor ou apenas em casos mais graves? A reposta a essas perguntas, muitas vezes, vai depender do ponto de vista do médico.

Segundo o Ministério da Saúde, 30% das mortes registradas entre os adultos no país são decorrentes das doenças cardiovasculares. Porém, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 75% desses óbitos poderiam ser evitados com mudanças no estilo de vida.

O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, no bairro Funcionários.

Redação: com Cedecom/UFMG e Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG

    Contador de visitas: 426 visualizações

    Veja também: