Consultor americano vem conhecer pesquisa do Osubh


Publicado em: Notícias - 15 de dezembro de 2008

O Observatório de Saúde Urbana da Faculdade de Medicina da UFMG (Osubh) recebeu, nesta segunda-feira 15, a visita de Michael Pratt, um dos principais pesquisadores do CDC – Centro de Controle de Doenças de Atlanta, Estados Unidos, na área da importância do aumento da participação da atividade física, assim como para a avaliação do impacto econômico da inatividade física, e seus aspectos epidemiológicos. Tom Schimidt, também do CDC, acompanhou a visita.

Pratt, que é consultor de ações na área, veio a Belo Horizonte para conhecer a experiência de implantação das Academias da Cidade, da Secretaria Municipal de Saúde, cuja avaliação do impacto sobre a saúde da população ficou a cargo do Osubh (Veja notícia).

Segundo a professora Waleska Caiaffa, da equipe de coordenação do Osubh e do Departamento de Medicina Preventiva e Social, na UFMG o pesquisador americano conheceu alguns dados preliminares da pesquisa “Análise dos fatores condicionantes da saúde da população por áreas delimitadas e formulação de propostas de intervenção: Projeto Determinantes Sociais de Saúde”, inquérito de saúde em andamento nas regiões Oeste e Barreiro. Michael Pratt também fez visita de campo às academias e aos locais aonde o inquérito vem sendo realizado.

Academias

BH é a terceira capital do país a adotar o projeto Academias da Cidade, que oferecem a possibilidade da prática da atividade física orientada sem custo aos moradores da cidade. A iniciativa é acompanhada e avaliada periodicamente pelo Ministério da Saúde, UFMG e CDC.

Amanhã, 13 de dezembro, às 9 horas, a primeira academia da capital, no bairro Mariano de Abreu, comemora dois anos de fundação. Segundo a assessoria de comunicação da SMS, dos 300 alunos inscritos nas academias, “pelo menos 60% conseguiram reduzir o peso, o risco de doenças cardiovasculares e o uso de medicamentos para controlar a pressão”.

Leia mais
Osubh investiga condições de vida e saúde em BH – 19/08/08

Osubh publica página na internet – 10/07/08

MS debate Rede Nacional de Saúde Urbana na UFMG – 01/07/08

Redação: Marcus Vinicius dos Santos – Jornalista

    Contador de visitas: 609 visualizações

    Veja também: