Notícias Externas

Consulta para definir novo Reitorado terá segundo turno


Publicado em: ExternasNotícias - 10 de novembro de 2017

Renato Santos e Carmela Braga, da UFMG em Foco, e Sandra Almeida e Alessandro Moreira, da UFMG Pública e Diversa, continuam na disputa

A consulta à comunidade universitária para indicar o futuro Reitorado da UFMG vai a segundo turno a ser disputado entre a Chapa 1 (UFMG em Foco) – Renato de Lima Santos, da Escola de Veterinária (reitor) e Carmela M. Polito Braga, da Engenharia (vice), e a Chapa 2 (UFMG Pública e Diversa) – Sandra Regina Goulart Almeida, da Fale (reitora), e Alessandro Moreira, da Engenharia (vice).

A apuração iniciada às 22h, quando encerrou-se o período de votação, foi concluída às 4h05. A Chapa 1 teve 27,97% dos votos válidos ponderados, a Chapa 2 registrou 48,12% dos votos e a Chapa 3 (UFMG+) – Andréa Mara Macedo, do ICB (Reitora), e Paula Miranda-Ribeiro, da Face (vice) – recebeu 23,91%. Houve 0,86% de votos brancos e 1,23% de nulos. Um total de 9.695 mil integrantes da comunidade acadêmica participou da votação (2.215 mil docentes, 2.664 mil servidores técnico-administrativos e 4.816 mil estudantes).

Lista tríplice

A consulta à comunidade universitária é realizada para composição da lista tríplice que o Colégio Eleitoral da Universidade – formado pelos integrantes do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho de Curadores – elabora a fim de subsidiar a escolha do Presidente da República, a quem cabe a nomeação do reitor ou reitora da UFMG. Pelo regimento, participam da consulta docentes, TAEs, estudantes de graduação e pós-graduação e estudantes da escola básica com 16 anos completos.

O segundo turno das eleições será realizado nos dias 21 de novembro, apenas no Hospital das Clínicas, das 6h às 20h30, e 22 de novembro, quando, além do Hospital das Clínicas, haverá votação também em todas as unidades e campi da UFMG em Belo Horizone, Montes Claros, Tiradentes e Diamantina, das 8h às 17h. Nos locais com funcionamento noturno, as urnas ficam abertas até as 22h.

Podem votar docentes, servidores, estudantes de graduação e de pós-graduação e os maiores de 16 anos da Escola de Educação Básica e Profissional completados até o primeiro dia da realização da consulta.

    Contador de visitas: 528 visualizações

    Veja também: