Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


A Comissão Eleitoral divulga informações sobre os candidatos das duas chapas que irão participar da consulta à comunidade que subsidiará a elaboração de lista tríplice aos cargos de diretor e vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFMG (Gestão 2018-2022).

A Consulta à comunidade acadêmica será nos dias 28 e 29 de novembro de 2017, das 9h30 às 20h, na Faculdade de Medicina da UFMG e, das 9h30 às 17h, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Sendo que estudantes do curso de Medicina, com entrada a partir do 1º semestre de 2016, e estudantes do curso de Fonoaudiologia, com entrada a partir do 2º semestre de 2016, só poderão votar no ICB.

De acordo com a Resolução nº 4, de 27 de setembro de 2017, da Faculdade de Medicina da UFMG, podem votar:

  • Estudantes dos cursos de graduação, especialização, mestrado e de doutorado da Faculdade de Medicina da UFMG, com base na lista de estudantes efetivamente matriculados em 11 de outubro de 2017;
  • Professores integrantes da carreira de magistério lotados na Faculdade de Medicina da UFMG, em efetivo exercício, inclusive aqueles que se encontram em processo de qualificação e,
  • Funcionários técnico-administrativos em Educação da Faculdade de Medicina da UFMG em efetivo exercício, exceto os que estiverem com seu contrato de trabalho suspenso ou em licença sem vencimento.

 

Chapa 1 – Atividade 2017

Foto: Carol Morena

Professor Marco Aurélio Romano-Silva (candidato a diretor) – Graduado em Medicina (1990), doutorado em Bioquímica (1994) com estágio sanduíche de 18 meses no Institute of Psychiatry (Londres, UK). Professor da UFMG desde 1995. Título de Especialista em Psiquiatria pela ABP em 2000 e livre-docência em Psiquiatria pela USP em 2003. Pós-doutorado no Centre for Addiction and Mental Health (Toronto) em 2006, professor Titular de Psiquiatria (2008). Professor visitante no Monash and Alfred Psychiatry Research Centre (Melbourne). Foi membro do CEPE e do Conselho Universitário da UFMG, além de chefe de Departamento, coordenador do CPq e membro da Congregação na Faculdade de Medicina da UFMG, coordenador do Serviço de Psiquiatria do Hospitaql das Clínicas da UFMG e pró-reitor Adjunto de Pesquisa da UFMG. É coordenador do Centro de Tecnologia em Medicina Molecular.

Somos UFMG: http://somos.ufmg.br/professor/marco-aurelio-romano-silva

 

Professora Maria Aparecida Camargos Bicalho (candidata a vice-diretora) – Graduada em Medicina pela UFMG. Especialista em Clínica Médica pelo HC-UFMG; Medicina Intensiva pela SOMITI; Gestão em Saúde pela ESP-MG; e Geriatria e Gerontologia pela SBGG. Mestre e doutora pela UFMG. Médica da FHEMIG desde 1994. Foi preceptora da residência médica de Clínica Médica da FHEMIG, diretora de apoio técnico e coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do HJK. Foi diretora científica da SBGG-MG. Atualmente, é professora adjunto IV do Departamento de Clínica Médica da Faculdade Medicina da UFMG, vice-coordenadora do Serviço de Geriatria HC-UFMG; preceptora da residência médica de geriatria e de psiquiatria do HC-UFMG; orientadora dos programas de pós-graduação PPGCASA e Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da UFMG.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2965632080719972.

Somos UFMG: http://somos.ufmg.br/professor/maria-aparecida-camargos-bicalho

Mais informações sobre a Chapa 1:  

Site: https://www.atividade2017.com

Facebook: https://www.facebook.com/marcoeaparecida/

Email: marco.e.aparecida2017@gmail.com

 

Chapa 2: Diálogo e Inovação

Foto: Carol Morena

Professor Humberto José Alves (candidato a diretor) – Graduou-se em Medicina pela UFMG em 1981, mestrado em Biologia Celular também na UFMG e doutorado em Anatomy and Neurobiology no The Medical College of Pennsylvania. Ingressou na UFMG como professor em 1982, dedicando-se ao ensino de Anatomia em vários cursos da área da saúde, ao longo de toda a sua carreira. Tem se destacado na área de Morfologia, Telemedicina, projetos de extensão de alcance regional, nacional e internacional, como o projeto “Vida após a Vida”. Na área administrativa, foi chefe do Departamento de Imagem, coordenador do Centro de Informática em Saúde (CINS) e nos últimos quatro anos vice-diretor da nossa Faculdade.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2432580372192583

Professora Alamanda Kfoury Pereira (candidata a vice-diretora) – Graduou-se em Medicina, fez mestrado e doutorado na UFMG na área de Obstetrícia. Ingressou como professora no Departamento de Ginecologia e Obstetrícia em 1996, sendo agora professora Titular do GOB. Durante toda a sua trajetória, tem atuado no ensino de obstetrícia, em disciplinas da graduação e pós-graduação, com linha de pesquisa, publicações e projetos de extensão em Medicina Fetal, gestação de alto risco, bem como em educação médica. Na área administrativa foi vice-chefe do Departamento de GOB, CCD, Câmara Departamental, várias comissões, além de CEPE e Conselho Universitário. Participou do processo de reforma curricular como docente, membro do colegiado do curso de medicina e depois como coordenadora do colegiado de 2012 a 2016, período em que foi implantado o novo currículo do curso de medicina.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8665100317496606

Mais informações sobre a Chapa 2:  

Facebook:https://www.facebook.com/Humberto-Alamanda-352610185187295/?modal=admin_todo_tour

E-mail:  dialogo.inovacao.fmufmg@gmail.com

    Contador de visitas: 1.063 visualizações

    Veja também: