Notícias Internas

Conservatório recebe concerto do Festival de Arte Negra


Publicado em: AgendaInternas - 19 de outubro de 2017

O Conservatório UFMG participa da programação do Festival de Arte Negra (FAN), com a apresentação do concerto em homenagem à Joaquina Lapinha, no dia 21 de outubro, sábado, às 17h, sob a direção do maestro Rodrigo Teodoro.

Realizado pela prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, o FAN acontece até o dia 22 de outubro. O tema da edição 2017 é FAN Mulher e terá o protagonismo das mulheres negras como eixo central.

Primeira cantora lírica negra brasileira de que se tem registro, Joaquina Maria da Conceição Lapinha é a grande homenageada do Festival. Cantora e atriz, Lapinha atuou no Brasil e em Portugal na virada do século XVIII para o XIX, é notório que uma mulher negra livre tenha conseguido sucesso e carreira brilhante em alto desempenho naquele período. Para dimensionarmos a importância de sua trajetória, há registros de sua atuação no Real Teatro de São Carlos, em Lisboa, em 1795. Na cidade do Porto, obteve tanto sucesso no Real Teatro de São João, que foi convidada a realizar uma récita extra.

O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, no centro de Belo Horizonte.

Confira a programação do FAN na página do festival.

Mais informações: 3409 8300

Redação: com informações do Cedecom/UFMG e Setor de Comunicação do Conservatório UFMG.

    Contador de visitas: 185 visualizações

    Veja também: