Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Conselho Municipal de Saúde promove encontro com estudantes da Saúde


Publicado em: ExternasNotícias - 23 de Março de 2017

Alunos e professores da área da Saúde de diversas instituições de ensino, além de representantes dos conselhos Municipal e Estadual de Saúde  participaram, no dia 22 de março, na Faculdade de Medicina, do 1o Encontro de Estudantes com o Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (CMS). A pauta principal do evento foi  debater o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Carol Morena
Salão Nobre recebe o primeiro encontro entre Conselho Municipal de Saúde e estudantes da área de Saúde

Para a abertura do encontro o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Tarcizo Afonso Nunes, destacou a importância de trazer essa discussão para o ambiente acadêmico. “Este é o espaço de formação de futuros profissionais e conhecer o funcionamento do sistema público, participando ativamente para sua melhora é fundamental para se promover o acesso democrático à saúde”, afirmou. A mesa de abertura também foi composta pela idealizadora do encontro e secretária geral do CMS, Maria da Glória Ábido Capistrano; o presidente do CMS, Bruno Abreu Gomes; as  secretárias do CMS, Carla Anunciatta e Ana Maria Caldeira; a gerente de de educação em saúde, Claúdia Fidelis, e o representante do Movimento Estudantil, Stéphano Lunardi Toledo.

Bruno Abreu apresentou aos participantes o funcionamento do Conselho Municipal de Saúde e falou da importância da aproximação entre o órgão e os estudantes. “Eu vejo a juventude como uma das forças que movem os processos revolucionários e de mudança social ao longo da história do nosso país”, disse. “Unir essa força às experiências que nós já temos é uma forma de fazer com que a saúde seja garantida não apenas como saúde pública, mas também como saúde coletiva”, continuou. Abreu também aproveitou a oportunidade para convidar os estudantes a participarem dos próximos encontros e atos promovidos pelo CMS, com o objetivo de ampliar o alcance do debate sobre o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Foto: Carol Morena
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Bruno Abreu

O representante do Movimento Estudantil, Stéphano Lunardi, também falou da importância de os alunos se engajarem na busca por um serviço de saúde público que consiga atender às demandas da população. “O Conselho estar presente dentro da Universidade, chamando os estudantes de diversas áreas da saúde e de várias instituições a participarem desse processo de consolidação de um sistema fortalecido é mostrar que eles entendem a importância de dar voz a essas novas possibilidades e ideias”, afirmou. Ainda segundo ele, esse processo faz com que o próprio aluno passe a refletir mais sobre sua atuação profissional no futuro.

De acordo com o presidente do CMS, a ideia é que, a partir deste primeiro e inédito encontro, seja estabelecido o Projeto de Parceria com Estudantes de Graduação, para que os futuros profissionais possam contribuir cada vez mais neste processo de construção de um atendimento público de qualidade.

    Contador de visitas: 664 visualizações

    Veja também: