Conheça os diretórios acadêmicos


Publicado em: Estudantis - 29 de agosto de 2013

Cursos de Medicina, Fonoaudiologia e Tecnologia em Radiologia têm agremiações distintas

*Notícia publicada no Saúde Informa

Os diretórios acadêmicos funcionam como entidades estudantis, facilitando o diálogo entre os estudantes e a Faculdade de Medicina da UFMG, além de serem um ambiente de convivência entre os alunos.

DAAB

O Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB), cujo nome faz referência a um dos fundadores da Faculdade de Medicina, funciona em prédio próprio no campus Saúde, ao lado da Biblioteca.

O principal projeto do DAAB é a recepção de calouros, promovida desde 1958, com uma semana de atividades para os novatos do curso de Medicina.

DAAB fachada

DAAB tem prédio próprio no campus Saúde. Foto: Divulgação

Mas além dos projetos iniciados em outras gestões, a coordenação do DAAB acredita que pode fazer mais. “Realizamos atividades que dizem respeito ao movimento estudantil – fizemos dois atos nessa ultima gestão. Temos projetos em educação médica, e culturais – trazemos bandas para tocar na hora do almoço e também fazemos exposições”, conta Brenda de Godoi, atual coordenadora do DAAB.

Para Brenda, os calouros devem buscar o DAAB quando sentirem vontade de levar à frente um projeto e necessitarem de apoio institucional. “Os calouros, com suas novas ideias, seu espírito novo, sua energia, são as pessoas que mais têm a contribuir com o DAAB”, convida a coordenadora.

 

DA Fono

O Diretório Acadêmico do curso de Fonoaudiologia (DA Fono) está instalado há dois anos no subsolo da Faculdade de Medicina, ao lado da rampa. O próprio espaço foi a primeira conquista do DA Fono, que passou por várias mudanças antes de ganhar a sede atual.

Este ano, sob nova gestão, o DA Fono ainda tem algumas dificuldades estruturais. A presidente do diretório e aluna do 7º período, Nayara Caroline Barbosa da Silva, conta que pretende melhorar as condições do local, por meio de arrecadação junto aos alunos. “O DA é um espaço para o estudante descansar, fazer suas refeições e de convivência. Ainda faltam copos, pratos, e a fila do microondas é enorme. Queremos tornar o lugar mais agradável para os alunos”, revela.

Atualmente, segundo Nayara, o DA Fono tem sido mais frequentado pelos calouros. Nayara atribui essa maior participação à divulgação que o grupo tem feito na faculdade. “Nós passamos nas salas convidando os alunos e informando sobre o DA. O espaço é do aluno, e para gente da diretoria é recompensador a participação deles”, observa Nayara.

DA_fono_310713_brunacarvalho_04

DA Fono funciona no subsolo. Foto: Bruna Carvalho

Para interagir com os outros estudantes, os calouros podem participar das reuniões mensais do curso promovidos pelo DA, realizadas na segunda terça-feira do mês, às 18 horas. O Diretório Acadêmico, que já realizou o Simpósio de Fonoaudiologia, em 2009, pretende realizar ainda este ano a Semana de Fonoaudiologia.

Diretório Acadêmico Marie Curie

Marie Curie, primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel e apelidada como a “mãe da radiografia”, dá nome ao caçula dos diretórios acadêmicos da Faculdade de Medicina da UFMG. Representando o curso de Tecnologia em Radiologia, o diretório iniciou as suas atividades em 2010, junto com a primeira turma do curso.

Apesar de ainda não terem uma sede, porque o DA está na fase de registro, os alunos já têm sido representados pela aluna Josiane Andrade Narciso, do 7º período. Calourada e festas já foram organizadas, além de participação ativa no Colegiado. “Já está em andamento uma Jornada Acadêmica de Tecnologia em Radiologia, deve acontecer em breve”, adianta Josiane.

DA_radiologia

Josiane representa os estudantes de Tecnologia em Radiologia. Foto: Bruna Carvalho

A procura dos alunos por ajuda do DA de Radiologia ainda ocorre nos corredores da faculdade. “A maior parte já me conhece, então eles sempre me procuram pessoalmente, para levar coisas ao Colegiado, ou com sugestões”, explica Josiane. Segundo ela, o diretório também conta com o auxílio do atual coordenador da Tecnologia em Radiologia, o professor Paulo Márcio.

 

 

    Contador de visitas: 1.545 visualizações

    Veja também: