Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Medicina da UFMG

Em março de 1911, a Sociedade Médico-Cirúrgica de Minas Gerais criava a Escola de Medicina de Belo Horizonte, a quarta implantada no Brasil. A sede era um palacete no centro da capital mineira. Em 1927, a instituição passou a constituir a Universidade de Minas Gerais, federalizada em 1949, junto com as outras três escolas de nível superior até então existentes em Belo Horizonte: Faculdade de Direito, Escola de Engenharia e Escola Livre de Odontologia, que incluía o curso de Farmácia.

A turma de 1960 inaugurou o atual edifício da Faculdade. Quem ministrou a primeira aula foi o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, ex-aluno, benfeitor e, a partir daquela data, professor honorário.

Na década de 60 também foi implantada a Residência Médica, com estágios de médicos graduados em várias clínicas. Em 1968, era a vez da implementação da pós-graduação da Faculdade, com a criação do Doutorado em Oftalmologia.

Nos últimos anos, a Faculdade de Medicina viveu uma melhora expressiva na titulação docente e uma conseqüente expansão do número de projetos de pesquisa e de publicações, sempre conjugados com a formação teórica e prática dos estudantes.

O processo de crescimento da Faculdade de Medicina tem sido permanente. Na graduação, em 1917, a primeira turma totalizava 17 formandos em Medicina; em 1933, foram 60. Em 1965, as entradas foram fixadas em 160.

Em 1969, a pressão pela formação de um número maior de profissionais dobrou o número de vagas para 320, divididas em duas entradas semestrais. Esse número de vagas é mantido até hoje.

Em 1977 foi criado o Centro de Pós-Graduação que, hoje, compreende os programas de pós-graduação “stricto sensu” e “lato sensu”. São oito programas nos níveis de mestrado e doutorado e um no nível de especialização.

Em 1º de julho de 1999, foi criada a graduação em Fonoaudiologia. A primeira turma ingressou na universidade em 2000 e desde então, 50 profissionais formam anualmente.

Em 2010, foi criado o curso de Tecnologia em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, atendendo às demandas sociais crescentes nessas áreas. Em 2011, a instituição chegou aos 100 anos desde a sua fundação.

Film İzle Aile Filmleri Aksiyon Filmleri Belgesel İzle Bilim Kurgu Filmleri Casusluk Filmleri Ajan Filmleri İzle Dram Filmleri Fantastik Filmler Komedi Filmleri korku Filmleri Macera Filmleri Polisiye Filmleri Romantik Filmler Savaş Filmleri Suç Filmleri