Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Congresso terá discussões sobre saúde no Brasil


Publicado em: Agenda - 3 de setembro de 2013

Para discutir e analisar os rumos da saúde no Brasil, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) promove, nos dias 1º, 2 e 3 de outubro , no Minascentro, o 2º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, com o tema “Universalidade, igualdade e integralidade da saúde: um projeto possível”. O evento conta com o apoio da UFMG.

Os debates acontecerão em mesas-redondas, nas quais serão discutidos temas como os desafios da gestão pública; seguridade social e saúde; financiamento da saúde; educação e trabalho em saúde; dentre outros.

Os organizadores esperam reunir professores, pesquisadores, profissionais, estudantes e gestores da área de saúde, além da população em geral e usuários do Sistema Único de Saúde. Os interessados devem se inscrever pelo site www.politicaemsaude.com.br/inscricoesaté o dia 20 de setembro.

A professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, Eli Iôla Gurgel Andrade, presidente da Comissão Científica do Congresso, explica que os participantes irão articular conhecimentos científicos com a formulação de políticas e elaborar propostas para a criação de uma agenda de ação coletiva a ser apreciada na plenária final.

“Nessa plenária serão convocadas todas as pessoas que, há muitos anos, vem batalhando para um sistema de saúde de qualidade no país. Pessoas que estiveram, inclusive, na sua criação, em 1988”, lembra Eli Iôla.

Ela ressalta a importância da criação de um documento de compromisso. “É importante que criemos uma Agenda de Compromisso, apontando o que o Movimento da Reforma Sanitária Brasileira, junto com outros movimentos, precisa cobrar do governo, para que, assim, realmente se possa garantir a consolidação de um sistema público de saúde de qualidade, que seja capaz de prestar atenção integral e universal a toda população”.

 

    Contador de visitas: 875 visualizações

    Veja também: