Notícias Externas

Congresso Nacional de Saúde começa nesta segunda-feira


Publicado em: CongressoExternas - 28 de agosto de 2017

4ª edição do evento intercala programação científica e cultural até quarta-feira, 30 de agosto.

Jayne Ribeiro*

Foto: Carol Morena

Palestras, mesas- redondas, conferências, oficinas e workshops integram a programação científica da quarta edição do Congresso Nacional de Saúde, que será aberto na tarde desta segunda-feira, 28 de agosto, e prossegue até 30 de agosto, na Faculdade de Medicina da UFMG, com o tema “Promoção da Saúde: Interfaces, Impasses e Perspectivas”.

Às 13h de hoje o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG e presidente do Congresso, junto a coordenadores e representantes de setores, núcleos e projetos da Unidade, apresentam a instituição aos Congressistas, iniciando a programação que segue com a realização de duas mesas-redondas à tarde. A partir das 18h haverá a abertura oficial do Congresso Nacional de Saúde, com apresentações artísticas, a entrega da Medalha Cícero Ferreira e a Conferência Magna “Cuidando do corpo e do espírito na promoção da Saúde”, com o professor Alexander Moreira, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Acesse a programação completa na página do Congresso Nacional de Saúde.

Cultura
Apresentações, lançamentos de livros, exposições e bazar complementam a programação do evento dos dias 28 a 30 de agosto. Confira:

Bazar de Bijuterias Para Elas, Para Eles, Por Nós faz parte do Projeto Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência da Faculdade de Medicina da UFMG, em que mulheres e famílias participam de oficinas que selecionam e reciclam bijuterias doadas e promovem bazares. A ação acontece em frente à entrada da Faculdade, em todos os dias do Congresso.

Pílulas de Poesia serão distribuídas aos participantes do Congresso em forma de cápsulas de medicamentos compostas por pedaços de papéis que relatam sonhos de adolescentes dos projetos Arte na Espera e Janela da Escuta, que promove oficinas de arte às mães e adolescentes que aguardam atendimento médico na sala de espera do Ambulatório de Saúde do Adolescente do Hospital das Clínicas da UFMG.

Exposição de arte do projeto Arte na Espera.
Foto: Carol Morena

Exposições de arte do projeto Arte na Espera e Janela da Escuta também poderão ser visitadas pelos congressistas: toalhas bordadas que contam as histórias de vida das mães participantes estarão expostas em frente à Biblioteca Baeta Viana, no campus Saúde, e auto-retratos produzidos pelos adolescentes do projeto estarão expostos no mezanino do primeiro andar da Unidade, podendo ser vistos da entrada do prédio.

Apresentações culturais, lançamento de livros, intervenções e visitas ao Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG também integram a programação cultural, e podem ser acompanhadas em todos os dias do Congresso.

Acesse a programação cultural completa.


Congresso Nacional de Saúde

A programação da 4ª edição do Congresso reúne mais de 10 mesas-redondas, workshops e oficinas em torno do tema “Promoção da Saúde: Interfaces, Impasses e Perspectivas”, além de três simpósios internacionais nas áreas de prática e ensino de Saúde.

O Congresso Nacional de Saúde vai até 30 de agosto de 2017, com atividades pela manhã e à tarde, divididas em três eixos temáticos e um eixo transversal. O evento conta ainda com atividades culturais, com exposições, apresentações, lançamentos de livros e intervenções durante toda a programação, que integra ainda as comemorações dos 90 anos da UFMG, celebrados em 2017.

A Secretaria executiva do 4º Congresso Nacional da Saúde atende na sala 5, no térreo  da Unidade.

Confira a programação completa na página do Congresso Nacional de Saúde.

Mais informações: 3409 8053, ou ainda pelo e-mail 4congresso@medicina.ufmg.br

Leia também
4º Congresso prioriza áreas da Saúde de maior relevância na atualidade
Simpósio: múltiplas abordagens da violência
Simpósio: formação médica em contexto internacional
Simpósio: novas propostas para enfrentar casos crescentes de obesidade

Acesse todas as notícias e coberturas de eventos sobre o 4º Congresso Nacional de Saúde.

*Redação: Jayne Ribeiro – estagiária de jornalismo
Edição: Mariana Pires

    Contador de visitas: 375 visualizações

    Veja também: