Congresso de tecnologia e saúde recebe trabalhos


Publicado em: Notícias - 22 de agosto de 2008

Technology And Medical Sciences é o nome do congresso, que acontece entre 1° e 4 de setembro, em Diamantina, realizado pelo Laboratório de Bioengenharia da UFMG (Departamento de Engenharia), pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade de Dundee, na Inglaterra.

As inscrições para submissão de trabalhos foram prorrogadas até dia 26 de agosto, terça-feira, exclusivamente para que a comunidade da Faculdade tenha a oportunidade de inscrever seus trabalhos na quinta edição do congresso.

De acordo com o presidente do congresso, professor Marcos Pinotti Barbosa, da Escola de Engenharia da UFMG, sua área e a Medicina têm espaços de atuação distintos, mas com importantes interfaces na área da assistência (terapias e diagnósticos), pesquisa e ensino.

Segundo Pinotti, os participantes terão a oportunidade de apresentar e discutir os principais temas da área da bioengenharia em sessões plenárias e serão apresentados a novas idéias e possibilidades para novos desenvolvimentos. “A interação entre essas duas áreas propicia o surgimento de novas técnicas e pesquisas que apliquem novas tecnologias”, interpreta.

O diretor da Faculdade de Medicina Francisco Penna, participa da cerimônia de abertura do congresso na manhã de segunda-feira (1°). Na tarde do mesmo dia, o professor Agnaldo Lopes Silva, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia apresenta sessão plenária.

Segundo Lopes, que é parceiro do Laboratório de Bioengenharia, essa interação multidisciplinar só traz bons resultados para a atenção dispensada ao paciente. “O diálogo entre profissionais de áreas distintas é importante para a formação de um pesquisador melhor, assim como um melhor médico”, considera.

A primeira edição do encontro ocorreu em 2000, na Faculdade. Em 2010 será a vez de Porto, em Portugal.

Mais informações: www.demec.ufmg.br/tmsi2008

    Contador de visitas: 1.143 visualizações

    Veja também: