Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Congresso de Saúde propicia ambiente de intercâmbio científico e cultural


Publicado em: ExternasRádio - 18 de agosto de 2017

Programa de rádio Saúde com Ciência apresenta o que será discutido nos quatro eixos temáticos do 4° Congresso Nacional de Saúde

A integração e troca de conhecimentos favorecem a produção de ideias e conceitos que podem ser aplicados na prática, proporcionando uma melhor qualidade de vida à população. Essa é uma característica do 4º Congresso Nacional de Saúde – Promoção da Saúde: Interfaces, Impasses e Perspectivas, que acontece entre os dias 28 e 30 de agosto e é promovido pela Faculdade de Medicina da UFMG.

“A integração entre pessoas de diversas áreas, países e culturas é fundamental para o meio acadêmico e para a sociedade como um todo. Quanto mais abertos nós estivermos, mais diálogo e maiores níveis de socialização, melhor para as sociedades”, afirma o professor da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenador do Eixo 1 do Congresso, Nathan Souza. “Esse diálogo favorece a compreensão, diminuição de conflitos, promoção da paz e desenvolvimento científico e tecnológico, à medida que a gente nem sempre reinventa a roda, mas utiliza o que a humanidade já produz de conhecimento independentemente do local”, completa o professor.

O 4º Congresso Nacional de Saúde será dividido em quatro eixos temáticos: o Eixo 1 – “Atenção Primária: Medicina de Família e Comunidade” abordará temas como a atenção dedicada ao indivíduo, a atuação coletiva das especialidades médicas e a prevenção de intervenções não necessárias à saúde do paciente. Já o segundo Eixo, “Violência na Sociedade Contemporânea”, busca ampliar o debate sobre as várias formas de violência presentes na sociedade e aproximar essa discussão ao atendimento nos serviços de saúde.

O Eixo 3 é intitulado “Qualidade de Morte e Estratégia de Valorização da Vida” e destaca temas como os cuidados paliativos e a promoção da qualidade de vida em tratamentos sem grandes perspectivas de cura. Por fim, “Práticas Integrativas e Complementares e Saúde e Espiritualidade” é o nome do Eixo Transversal do Congresso, que debate o estudo e a inclusão de atividades ligadas à espiritualidade nos tratamentos de saúde.

Para saber mais sobre o 4º Congresso Nacional de Saúde e os temas dos eixos, ouça a nova série do Saúde com Ciência e acesse a página do Congresso.

Leia também:

    Contador de visitas: 514 visualizações

    Veja também: