Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Medicina da UFMG

A Faculdade de Medicina da UFMG acredita que a comunicação é parte fundamental de suas atividades, porque significa divulgar o conhecimento produzido e democratizar o acesso aos serviços prestados.

Além disso, e m função de sua natureza pública, a Universidade tem o dever da transparência, ou seja, de oferecer informações para que o cidadão comum possa conhecer e avaliar o trabalho realizado.

A comunicação também contribui para integrar professores, funcionários e estudantes nos diversos setores da instituição e favorece o trabalho em equipe.

A Assessoria de Comunicação Social (ACS) é o setor responsável por planejar a comunicação da Faculdade de Medicina e por oferecer suporte técnico aos diversos setores nessa atividade. A equipe da ACS produz notícias, atende jornalistas, cria campanhas internas e externas, mantém murais, apóia a organização de eventos e atualmente participa da reformulação do site www.medicina.ufmg.br.

Atendimento à imprensa

A Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG (ACS) tem como uma de suas principais atividades a mediação do relacionamento com a imprensa, canal importante para o contato da comunidade acadêmica com a sociedade. Este trabalho se dá de duas formas: a partir de um pedido da imprensa ou por iniciativa da Faculdade de Medicina.

Solicitações da imprensa

Quando um jornalista telefona ou envia uma mensagem eletrônica solicitando uma informação ou entrevista, a equipe da Assessoria procura rapidamente o professor mais adequado e disponível para falar sobre o assunto em nome da UFMG. Depois do contato com o professor, a ACS retorna ao jornalista, indicando ao jornalista as formas de contato (telefone, celular, horários).

A Assessoria não passa os contatos do especialista à imprensa sem antes consultá-lo. Consideramos que essa seja a melhor forma de atender a imprensa, indicando uma fonte que já se sabe estar informada sobre o assunto e disponível. Além disso, fica resguardada a privacidade dos pesquisadores.

Caso não seja possível identificar um professor especializado no assunto ou que possa atender o jornalista no prazo requerido, a ACS dá esse retorno ao repórter o quanto antes.

A Assessoria de Comunicação Social atende pelos telefones (31) 3409-9133 e 3409-9651. O endereço eletrônico é jornalismo@medicina.ufmg.br.

Apoio a entrevistas

Solicitamos informar à Assessoria de Comunicação as entrevistas agendadas, uma vez que todos os visitantes são identificados pela portaria do prédio da Faculdade de Medicina. A ACS agiliza a entrada no prédio da Faculdade de Medicina dos jornalistas.

Também faz parte das atribuições da Assessoria dar apoio ao entrevistado e ao jornalista, ajudando a identificar espaços para entrevistas, personagens, imagens e outras informações que enriqueçam a matéria produzida.

Sugestões da Faculdade

A Assessoria de Comunicação Social também toma a iniciativa de divulgar pesquisas, eventos, prêmios e outros assuntos de interesse público relacionados à Faculdade de Medicina.

A divulgação é feita por meio do site da Faculdade de Medicina, do boletim eletrônico Medicina.ufmg.br e de sugestões de temas ( releases) enviados à imprensa.

O jornalista que quiser receber essas informações pode enviar seus dados pelo endereço jornalismo@medicina.ufmg.br.

O professor, funcionário ou estudante da Faculdade de Medicina que quiser sugerir assuntos para divulgação pode entrar em contato com a ACS na sala 5, pelo e-mail divulga@medicina.ufmg.br ou pelos ramais 9651 e 9953.

História da Medicina

Clique aqui para visualizar as notícias.