Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Começa curso virtual para gestores do SUS


Publicado em: Notícias - 28 de outubro de 2010

Começou nesta semana a versão brasileira do Curso Internacional de Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde. Coordenado pela professora Ada Ávila Assunção, pesquisadora do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon), o treinamento é voltado para fortalecer as capacidades dos sistemas de saúde para a gestão do trabalho, saúde e segurança dos trabalhadores em saúde. Segundo  Assunção “a iniciativa se insere no componente de capacitação do Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS”.

No Brasil, o curso virtual é produto do esforço intraministerial para indicar e desenvolver estratégias de formação visando potencializar as políticas de proteção ao trabalho e aos trabalhadores da saúde. No âmbito internacional, trata-se de uma atividade desenvolvida com participação da Área de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental (SDE) e a Área de Sistemas e Serviços de Saúde (HSS) da Organização Pan-Americana de Saúde junto ao Nescon, com a participação de diversos países latino-americanos.

O curso é uma parceria entre o Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da Representação da Opas/OMS no Brasil (TC 41), o Departamento de Gestão do Trabalho e da Regulação em Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (Degerts/SGTES) do Ministério da Saúde, o Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Vigilância em Saúde (Desast/SVS) do MS.

A versão nacional do curso dá prosseguimento à ação iniciada em 2009, quando foi realizado o curso em língua hispânico, com apoio do Nescon, Paho/WDC e  SGTES.

Leia mais:
Nova parceria entre Nescon, Opas e Ministério da Saúde abre inscrições de curso virtual sobre saúde do trabalhador.

    Contador de visitas: 541 visualizações

    Veja também: