Começa consulta à comunidade para reitor


Publicado em: Notícias - 29 de outubro de 2013

A escolha dos novos reitor e vice-reitor pela comunidade universitária ocorre hoje e amanhã. Nesta terça, dia 29, a votação será no Hospital das Clínicas (HC); na quarta-feira, dia 30, vai abranger todos os postos – 30 no total –, distribuídos entre Belo Horizonte, Montes Claros e Diamantina.

A votação será feita das 8h às 17h. Nas unidades e órgãos em que houver expediente noturno, o horário de votação se estenderá até 22h, enquanto no Hospital das Clínicas os postos vão abrir às 6h e encerrar suas atividades às 20h30.

A consulta à comunidade universitária define o candidato que encabeçará a lista a ser encaminhada ao Ministério da Educação, que, em última instância, escolhe os nomes que vão dirigir a UFMG no quadriênio 2014-2018.

Se não houver necessidade de segundo turno – para isso a chapa vencedora terá que obter mais de 50% do resultado ponderado dos votos válidos –, o resultado da consulta será encaminhado no dia 4 de novembro ao Colégio Eleitoral, que se reunirá no dia 12 do mesmo mês para a elaboração da lista tríplice.

Em caso de segundo turno, a consulta será realizada nos dias 12 (apenas no HC) e 13 de novembro (em todos os locais de votação). O Colégio Eleitoral receberá o resultado no dia 20 e se reunirá em 3 de dezembro para formular a lista.

Estão aptos a votar servidores dos quadros permanentes de pessoal (em exercício efetivo) e alunos regularmente matriculados – graduação, pós-graduação e estudantes da Escola de Educação Básica e Profissional maiores de 16 anos.

Cada estudante votará na unidade em que esteja matriculado com maior número de créditos. Já as listagens dos servidores votantes serão emitidas tendo-se em vista o local de efetivo exercício. Os sítios de votação e o número da seção eleitoral de cada pessoa estão disponíveis no site da Consulta à Comunidade 2013.

Concorrem Wander Emediato de Souza e Rosilene Horta Tavares (Chapa 1); Jaime Arturo Ramírez e Sandra Regina Goulart Almeida (Chapa 2); e José Nagib Cotrim Árabe e Paulo Sérgio Lacerda Beirão (Chapa 3). Para mais informações acerca das propostas de cada chapa, leia o Boletim UFMG de 14 de outubro.

Regulamento
A Comissão Eleitoral instituída para operacionalizar o processo de consulta à comunidade divulgou o regulamento da consulta.

O documento contém definições sobre a própria Comissão Eleitoral, qualificação dos candidatos e dos votantes, inscrições de chapas, campanha, processo de votação e apuração, entre outros aspectos. Confira aqui.

A Comissão Eleitoral, definida pela Portaria 04/2013, de 14 de agosto, é composta pelos professores Lucas José Brêtas do Santos, Cristiane Valéria de Oliveira, Maria Cristina Soares de Gouvêa, Antônio de Pinho Marques Júnior e Joana Ribeiro da Glória, além coordenadora de Assuntos Comunitários, Maria Célia Nogueira Lima.

(Centro de Comunicação da UFMG)

    Contador de visitas: 517 visualizações

    Veja também: