Combate à aids é tema do programa de rádio


Publicado em: Notícias - 28 de novembro de 2008

Na semana do Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1° de dezembro, o programa Saúde com Ciência reapresenta a série especial de conscientização sobre os principais aspectos relacionados à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, a aids.

Segundo o site do Ministério da Saúde a Aids foi descoberta em 1977, nos Estados Unidos, Haiti e África do Sul. Apenas em 1982 este nome foi reconhecido. No mesmo ano, o Brasil registrava seu primeiro programa em São Paulo.

Quanto à prevenção, a recomendação continua sendo a mesma: o uso do preservativo é o meio mais seguro de prevenção contra as doenças sexualmente trasmissíveis, inclusive o vírus da aids. Para isso, é preciso saber usar a camisinha de modo correto e ter a consciência de que ela precisa ser usada em 100% das relações.

O Saúde com Ciência é assim: a cada semana um tema será tratado em cinco pequenos programas (pílulas), com cerca de quatro minutos cada, trazendo diferentes enfoques, dados por variados especialistas do campus Saúde da UFMG ou convidados.

Veiculado pela Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) ele vai ao ar em três horários: 5h, 8h e 18h03, com apoio da Casu, Caixa de Assistência à Saúde da Universidade. As edições anteriores podem ser ouvidas na página da Faculdade de Medicina da UFMG. O programa também é veiculado por meio de uma rede de rádios do interior (onde ouvir).

PROGRAMAÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA
Segunda-feira, 26/5
Assunto: Conceitos gerais da doença
Entrevistada: Marise Fonseca, infectologista e professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.

Terça-feira, 27/5
Assunto: Transmissão vertical
Entrevistado: Jorge Andrade Pinto, infectologista e professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG.

Quarta-feira, 28/5
Assunto: Avanços no combate à aids
Entrevistado: Dirceu Greco, infectologista, coordenador do Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital das Clínicas e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.

Quinta-feira, 29/5
Assunto: Prevenção
Entrevistado: Vitor Hugo de Mello, ginecologista e professor do departamento de ginecologia da Faculdade de Medicina da UFMG.

Sexta-feira, 30/5
Assunto: Carga viral
Entrevistada: Angelita Melo, doutoranda em Saúde Pública pela UFMG e professora de Farmacologia.

Sábado, 31/5 (reprise)
Assunto: Conceitos gerais da doença
Entrevistada: Marise Fonseca, infectologista e professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.

Domingo, 01/6 (reprise)
Assunto: Avanços no combate à aids
Entrevistado: Dirceu Grecco, infectologista, coordenador do Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital das Clínicas e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.

Leia mais

Saúde com Ciência estréia oficialmente em Lagoa Santa – 27/11/08
Pessoas lança livro que analisa saúde mental e aids
– 22/10/08
França abre inscrições para combate à Aids – 27/07/08

Leia também
Sobrevida de pacientes com aids dobra em 12 anos – 24/11/08

    Contador de visitas: 1.122 visualizações

    Veja também: