CIM investe na melhoria da gestão


Publicado em: Notícias - 10 de abril de 2008

cim-tratado.jpgMudanças na organização e projetos novos marcaram o ano de 2007 no Centro de Informática Médica (CIM) da Faculdade de Medicina da UFMG. Ele foi unido ao Centro de Tecnologia Educacional em Saúde (Cetes), com o objetivo de melhor integrar as ações dos dois centros, voltados para a área de tecnologia da informação.

A equipe é composta por 13 funcionários: dois analistas de sistema, dois programadores, três técnicos, uma secretária, dois estagiários e três bolsistas. Com a criação do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas, a produção para atender necessidades dos setores da Faculdade aumentou. Três produtos concluídos foram o de gerenciamento de reserva de salas e material didático, o de avaliação de disciplinas e professores, e a Intranet. “Esses serviços facilitam a gestão interna e favorecem a comunicação entre os diversos setores da Faculdade”, avalia Carlos Rocha, analista do CIM, que participou dos projetos.

O CIM também passou por reestruturações em seu espaço físico e equipamentos. Durante o ano passado, a equipe trabalhou na reforma do laboratório para alunos de graduação de Medicina e Fonoaudiologia e na compra de sete novos servidores e 50 novos computadores.

Outra ação importante foi o estudo detalhado do parque de impressoras da Faculdade, que levantou a quantidade, localização, marcas, modelos e consumo estimado de todas as máquinas. A pesquisa levou à aprovação de uma norma para aquisição, manutenção e uso de impressora e seus insumos. A partir de agora, os setores receberão o apoio e as orientações do Centro para realizar a manutenção e substituição de antigos equipamentos. O objetivo é escolher novas máquinas que gastem menos em suprimentos, além de simplificar seu processo de compra.

“Todos esses avanços só têm sido possíveis por que a Diretoria reconhece as áreas de gestão e tecnologia da informação como altamente relevantes e trabalha no sentido de desenvolvê-las”, afirma o coordenador do CIM, professor Humberto Alves.

Metas
Uma das metas para 2008 é implementar um rede para acesso à internet sem fio cobrindo todos os andares do prédio. O Centro também está trabalhando no desenvolvimento e implantação de sistemas de informação para diferentes setores, como Compras, Almoxarifado e Assessoria de Comunicação.

O professor Humberto Alves explica que todo novo sistema leva tempo para amadurecer. Falhas e inadequações só são percebidas, muitas vezes, quando o sistema é colocado em funcionamento. “Por isso o usuário tem um papel importante. Sugestões e críticas são bem-vindas, pois irão ajudar a identificar e solucionar os problemas”, diz.

Leia mais:
Pós cumpre principais metas em 2007 – 26/3/2008
Projetos avançam em tecnologia para ensino e extensão – 19/3/2008
Centro de Pesquisa promove censo e faz obras – 13/3/2008
Cenex se prepara para intensificar atividades – 10/3/2008
Biblioteca adquiriu mais de 5 mil livros desde 2006 – 6/3/2008
Faculdade investe em infra-estrutura e gestão – 4/3/2008

Redação: Débora Bráulio – estudante de Jornalismo
Foto: Eloisa Ribeiro – estudante de Jornalismo

    Contador de visitas: 761 visualizações

    Veja também: